Friday, March 16, 2018

NEUROPSICOLOGIA ESCOLAR: GUIA DE ESTUDO

SUGESTÕES PARA ESTUDO

Coloquei esse material na Internet para que se tornasse acessível a um número maior de pessoas. Uma maneira de aproveitar esse material para estudo é usando o método PQRST. 



O método PQRST consiste das seguintes etapas:

a) Preview - Fazer uma leitura geral do texto, buscando compreendê-lo. É o que a maioria dos estudantes faz. A maioria tambem para por aqui;

b) Questions - Formular perguntas. Perguntas sobre o que foi compreendido e o que não foi compreendido. Pensar no que o professor poderia perguntar na prova. A formulação ativa de perguntas permite um engajamento maior com o material a ser aprendido e prepara o sistema de conhecimento prrévio para integrar o novo conhecimento;

c) Review -  Reler o texto com cuidado, procurando responder às perguntas inicialmente formuladas. Inevitavelmente surgirão novas perguntas. Correr atrás das novas perguntas. Consultar outras fontes etc.;

d) Statement - Responder por escrito a todas as perguntas, consultando o texto e as anotações;

e) Test - Responder às perguntas sem consultar os textos.

Esse tal PQRST dá tanto trabalho, que é impossível não aprender. Para não aprender tem que fazer mais força ainda. Mas é isso aí. Não existe aprendizagem sem malhação.




PROGRAMA E REFERÊNCIAS

I - HISTÓRIA
Haase, V. G., Salles, J. F., Miranda, M. C., Malloy-Diniz, L., Abreu, N., Argollo, N., Mansur, L. L., Parente, M. A. M. P., Fonseca, R. P., Mattos, P., Landeira-Fernandez, J., Caixeta, L. F., Nitrini, R., Caramelli, P., Teixeira Jr. A. L., Grassi-Oliveira, R., Christensen, C. H., Brandão, L., Corrêa da Silva Filho, H., da Silva, A. G. e Bueno, O. F. A. (2012). Neuropsicologia como ciência interdisciplinar: consenso da comunidade brasileira de pesquisadores/clínicos em neuropsicologia. NeuropsicologiaLatinoamericana, 4, 1-8.


II - MODELO BIOPSICOSSOCIAL DA SAÚDE
Haase, V. G. (2009). O enfoque biopsicossocial na saúde da criança e do adolescente. In V. G. Haase, F. O. Oliveira e F. J. Penna (Orgs.) Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência (pp. 29-65). Belo Horizonte: COOPMED (ISBN: 978-85-7825-003-4).

Haase, V. G., Oliveira, L. F. S., Pinheiro, M. I. S., Andrade, P. M. O., Ferreira, F. O., de Reitas, P. M., Jaeger, A., e Teodoro, M. L. M. (2016). Como a neuropsicologia pode contribuir para a educação de pessoas com deficiência intelectual e;ou autismo? Pedagogia em Ação, 8, 209-230.


III - PARADIGMAS EM CIÊNCIA COGNITIVA
Eysenck, M. W. e Keane, M. T. (1994). Introdução. In M. W. Eysenck e M. T. Keane Psicologia cognitive. Um manual introdutório (pp. 7-42). Porto Alegre: ARTMED.

Williams, J. M. G., Watts, F. N., MacLeod, C. e Mathews, A. (2000). Paradigma de processamento de informação. In J. M. G. Williams, F. N. Watts, e A. Matthews (eds.) Psicologia cognitiva e perturbações emocionais (pp. 33-60). Lisboa: CLIMEPSI.

Haase, V. G. e Rothe-Neves, R. (2000). O “sistema nervoso conceitual” e suas implicações para a avaliação neuropsicológica: I. Os modelos clássico e conexionista da cognição. Temas em Psicologia, 1, 27-37.

Haase, V. G. e Rothe-Neves, R. (2000). O “sistema nervoso conceitual” e suas implicações para a avaliação neuropsicológica: II. Paradigmas emergentes. Temas em Psicologia, 1, 39-51.



 IV - NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Haase, V. G. (2000). Correlação anátomo-clínica em neuropsicologia do desenvolvimento. In V. G. Haase, R. Rothe-Neves, C. Käppler, M. L. M. Teodoro e G. M. O. Wood (Orgs.) Psicologia do desenvolvimento: contribuições interdisciplinares (pp. 17-65). Belo Horizonte: Health.

Haase, V. G. (2009). Neuropsicologia do desenvolvimento: um enfoque clínico. In V. G. Haase, F. O. Ferreira e F. J. Penna (Orgs.) Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência (pp. 289-318). Belo Horizonte: COOPMED (ISBN: 978-85-7825-003-4).

Haase, V. G. (2015). Neuropsicologia e desenvolvimento: Como a neuropsicologia podecontribuir para o acúmulo de capital humano?


V - PROCESSO DIAGNÓSTICO
Haase, V. G., Pinheiro-Chagas, P., da Mata, F. G., Gonzaga, D. M., Silva, J. B. L, Géo, L. A. e Ferreira, F. O. (2008). Um sistema nervoso conceitual para o diagnóstico neuropsicológico. Contextos Clínicos, 1, 125-138.

Haase, V. G., Medeiros, D. G., Pinheiro-Chagas, P. e Lana-Peixoto, M. A. (2010). A "Conceptual Nervous System" for multiple sclerosis". Psychology and Neuroscience, 3, 167-181.



VI - ANAMNESE
Haase, V. G. (2017). Cem máximas da anamnese neuropsicológica. In A. Júlio-Costa, R. Moura e V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivavs e memória (pp. 23-31). São Paulo: Hogrefe (ISBN 978-85-85439-26-2).





Haase, V. G. (2016). Qual é o principal conselho?





VII - PSICOMETRIA
Haase, V. G. e Júlio-Costa, A. (2017). Como driblar a ilusão dos números? O bom uso de testes neuropsicológicos. In A. Júlio-Costa, R. Moura e V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivavs e memória (pp. 7-22). São Paulo: Hogrefe (ISBN 978-85-85439-26-2).


VIII - CORRELAÇÃO ANÁTOMO-CLÍNICA 

Sbicigo, J.B., Piccolo, L. R., Becker, N., Vedana, S. N., Rodrigues, J. C., Salles, J. R. e Haase, V. G. (2016). Current perspectives on the anatomo-clinical method in neuropsychology. Psychology and Neuroscience, 9, 198-214.

Haase, V. G., Antunes, A. M.,, Bertola, L., e Malloy-Diniz, L. F. (2013). Método anatomoclínico na interpretação das investigações clínicas: síndromes demenciais do idoso. In L. F. Malloy-Diniz, D. Fuentes, e R. M. Cosenza (Eds.) Neuropsicologia do envelhecimento. Uma abordagem multidimensional (pp. 265-279). Porto Alegre: ARTMED (ISBN 9788582710142).


IX - SÍNDROME NEUROPSICOLÓGICA

Pennington, B. F. (2009). Issues in syndrome validation. In B. F. Pennington Diagnosing learning disorders. A neuropsychological framework (2nd. ed.) (pp.23-27). New York: Guilford.




X - NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA

Temple, C. (1997). Introduction do developmental cognitive neuropsychology. In C. M. Temple, Developmental cognitive neuropsychology (pp. 1-25). Hove: Psychology Press.

Haase, V. G., Gauer, G. e Gomes, C. M. A. (2010). Neuropsicometria: modelos nomotético e idiográfico. In L. F. Malloy-Diniz, D. Fuentes, P. Mattos e N. Abreu (Orgs.) Avaliação neuropsicológica (pp. 31-37). Porto Alegre: ARTMED.


XI - NEUROPLASTICIDADE

Haase, V. G., Cruz, T. F., Souto, D. O., e Antunes, A. O. (2016). Aprendizaegm e neuroplasticidade. In R. Metring e S. Sampaio (Orgs.) Neuropsicopedagogia e aprendizagem (pp. 81-88). Rio de Janeiro: WAK.

Haase, S. S. e Lacerda, S. S. (2003). Neuroplasticidade, variação interindividual e recuperação funcional em neuropsicologia. Temas em Psicologiada SBP, 11, 28-42.


XII - REABILITAÇÃO

Haase, V. G., Pinheiro-Chagas, P. e Andrade, P. M. O. (2012). Reabilitação cognitiva e comportamental. In A. L. Teixeira e A. Kummer (Orgs.) Neuropsiquiatria clínica (pp. 115-123). Rio de Janeiro: Rubio.

Haase, V. G., Oliveira, L. F. S., Pinheiro, M. I. S., Andrade, P. M. O., Ferreira, F. O., de Reitas, P. M., Jaeger, A., e Teodoro, M. L. M. (2016). Como a neuropsicologia pode contribuir para a educação de pessoas com deficiência intelectual e;ou autismo? Pedagogia em Ação, 8, 209-230.
XIII - EDUCAÇÃO

Haase, V. G., Júlio-Costa, A., e Lopes-Silva, J. (2015). Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolar. Psicologia em Pesquisa UFJF, 9, 62-71.

Haase, V. G. (2017). Pedagogia evolucionista.






Haase, V. G. (2016). As mazelas do construtivismo.




XIV - PRINCÍPIOS BIOÉTICOS
Haase, V. G., Pinheiro Chagas, P. e Rothe-Neves, R. (2007). Neuropsicologia e autonomia decisória: implicações para o consentimento informado. Revista Bioética, 15, 117-132.




REFERÊNCIAS GERAIS

Haase, V. G., Ferreira, F. O. e Penna, F. J. ( (Orgs.) (2009). Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência. Belo Horizonte: COOPMED (ISBN: 978-85-7825-003-4).

Haase, V. G., Rothe-Neves, R., Käppler, C., Teodoro, M. L. M. e Wood, G. M. O. (Orgs.) (2000). Psicologia do desenvolvimento: contribuições interdisciplinares (pp. 17-65). Belo Horizonte: Health.

Júlio-Costa, A., Moura, R. J. e Haase, V. G.  (Orgs.) (2017) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivavs e memória (pp. 7-22). São Paulo: Hogrefe (ISBN 978-85-85439-26-2).


Pennington, B. F. (2009). Diagnosing learning disorders. A neuropsychological framework (2nd. ed.). New York: Guilford.

Temple, C. (1997). Developmental  cognitive neuropsychology. Hove: Psychology Press.


Thambirajah, M. S. (2011). Developmental assessment of the school-aged child with developmental disabilities. A clinician's guide. London: Jessica Kingsley.

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