Monday, March 22, 2021

COMO FOI A DISCIPLINA DE MÉTODOS QUANTITTIVOS EM 2020?

 MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA

Gostaria de relatar uma experiência didática no ensino de graduação em Psicologia e, ao mesmo tempo, compartilhar o material didático produzido. O segundo semestre letivo de 2020 se encerra na próxima semana, no  dia 31 de março de 2021 e também ocorreu de forma remota em função da Pandemia de COVID-19.

O desafio enfrentado era ministrar, de forma remota, uma disciplina sobre métodos quantitativos de pesquisa para alunos do primeiro período do curso de graduação em Psicologia. Ou seja, para alunos que não têm a menor experiência prévia com a área de Psicologia e com a pesquisa.  Alunos, entretanto, que são muito qualificados e inteligentes, tendo sido selecionados em um concurso muito competitivo.

Lembrei-me dos anos de 2009 e 2010, última ocasião em que eu ministrei essa disciplina. Na época, tive a idéia de propor aos alunos a realização de um projeto simulado de pesquisa. Sugeri para os alunos que testassem a hipótese de que existe uma associação entre velocidade articulatória e capacidade de armazenamento e processamento na memória de trabalho.

A hipótese de uma associação entre velocidade articulatória e capacidade de armazenamento e processamento na memória de trabalho foi escolhida porque: a) Já foi replicada inúmeras vezes, sendo bem estabelecida; b) Pode se operacionalizada através de testes muito simples de repetição automatizada de estímulos verbais para a velocidade articulatória e de digit span para a memória de trabalho verbal; c) Exige testes estatísticos muito simples, basicamente correlação e regressão, os quais oodem ser facilmente implementados através do Excel.

A turma foi então dividida em cinco equipes: a) Redação do projeto; b) Avaliação da eticidade; c) Coleta de dados: d) Análise estatística; d) Relatório.

O resultado dessa experiência didática em 2009 e 2010 foi muito bom. Diversos alunos daquela época se motivaram para fazer iniciação científica e muitos são pesquisadores atualmente, tendo feito mestrado e/ou doutorado.

Como os instrumentos empregados podem ser facilmente adaptados para testagem remota, resolvi encarar o desafio. O programa da disciplina foi desenvolvido em 10 módulos de aulas assíncronas previamente gravadas, 15 encontros síncronos de supervisão de projeto e trabalho extra-classe dos alunos.

Contei com a ajuda de um monitor extremamente dedicado e competente, o Rafael Correa Aranha, além de um time de colaboradores que preparou uma série de aulas extras. Agradeço especialmente a Camila Peixoto, Claudiron Gonçalves, Emanuelle de Oliveira Silva, Henrique Simplício, Higna Ester Ferreira Silvam, Marcela Marques Rodrigues e Rafael Correa Aranha.

Os videos estão disponíveis através do canal @LND-UFMG do YouTube, ou de forma mais sistemática deste link.

Pelo que pude perceber, o resultado foi muito positivo. Os alunos se motivaram, fizeram um excelente trabalho. Foi uma experiência muita agradável para mim que estou na bica da aposentadoria. Deu-me a sensação de que ainda não estou acabado, que ainda posso e estou fazendo coisas.


MÓDULOS DO PROJETO SIMULADO DE PESQUISA

Projeto de pesquisa

Ética na pesquisa com seres humanos

Introdução

Referencial teórico

Delineamento de pesquisa

Participantes

Instrumentos e procedimentos

Análise estatística

Resultados

Discussão

Publicação



AULAS EXTRA

Iniciação científica

Revisão sistemática

Psicometria

Ansiedade estatística

Estatística no Excel

Teste de hipóteses

Poder estatístico

Correlação e regressão

A associação entre o raciocínio quantitativo e a aritmética é causal?

Qual é a prevalência de discalculia do desenvolvimento?



DISCLAIMER

Eu não sou metodólogo. Simplesmente sistematizei o que estudei e aprendi na prática ao longo de 40 anos e que facilita a redação  e implementação de projetos de pesquisa e redação de trabalhos científicos e publicação. O nível é muito básico, introdutório. Esse material pode ser útil para alunos de iniciação científica, alunos de pós-graduação que se confrontem com a tarefa de redigir seus projetos ou seus relatórios, bem como profissionais que tenham interesse por fazer uma pós-graduação.

No comments:

Post a Comment