Friday, October 19, 2018

BEETHOVEN TINHA DISCALCULIA?

Um dos esportes prediletos dos médicos e neuropsicológos é furungar na vida das pessoas famosas e mineirar informação sobre suas doenças. 

Na maioria das vezezes isso não leva a nada. Mas é divertido. Pode ser útil também para jovens com dificuldades de aprendizagem e suas famílias saber, p. ex., que o Padre Vieira e o Churchill tinham dislexia e que o Érico Veríssimo tinha discalculia. Acho que ajuda entender que a vida da pessoa não se resume à difficuldade de aprendizagem. Que é possível ter muito sucesso na vida, apesar das dificuldades de aprendizaegm.

Hoje descobri que, muito provavelmente, o Beethoven tinha discalculia. Vejam o que fala um dos seus biógrafos:

“In school he learned to add but never to divide or multiply. To the end of his life, if he needed to multiply 62 by 50, he did it by writing 62 in a column 50 times and adding it up” (Swafford, 2014).

O Beethoven saiu da escola com 11 anos, sem aprender a dividir e multiplicar. Nunca aprendeu isso. Há especulações de que essas dificuldades com a matemática tenham contribuído para suas dificuldades financeiras.



Esse detalhe da vida do Beethoven tem uma outra implicação. O povo fala muito que música tem a ver com matemática. Isso é verdade em um certo sentido. A música tem a ver com a matemática se essa última disciplina for definida como ciência dos padrões. Ou seja, se compreendermos a matemática em um sentido amplo como uma disciplina interessada em descrever padrões abstratos, ordenados e lógicos.

Por outro lado, se considerarmos as dificuldades de Beethoven com a aritmética, constatamos que o gênio musical pode não ter nada a ver com a proficiência nessa parte da matemática.

Referência


Swafford, J. (2014). Beethoven: anguish and triumph. A biography. Boston: Houghton, Mifflin, Harcourt

No comments:

Post a Comment