Módulo teórico: Por que os alunos não gostam da escola? Contribuições das ciências cognitivas
Docente: Vitor Geraldi Haase
Carga horária: 20 horas-aula
Data e horário: 10 a 13 de julho de 2017, de 8:00 às 12:30 horas
Ementa
Fenômenos como ansiedade de desempenho, indisciplina, tédio e falta de motivação para estudar constituem importantes problemas educacionais contemporâneos. O curso revisará os mecanismos cognitivos, comportamentais, neurais e evolucionários que podem explicar as razões pelas quais a escola é aversiva para um número crescente de crianças e jovens. A compreensão das causas e mecanismos subjacentes sugere estratégias cognitivas e comportamentais para promover a motivação para o estudo.
Programa
10/07/2017 – Mecanismos cognitivos
Ementa: Discrepância entre o currículo e o perfil de habilidades/interesses do aluno. Sobrecarga cognitiva associada à aprendizagem de habilidades biologicamente secundárias. Experiências negativas, auto-eficácia, ansiedade de desempenho.
11/07/2017 – Mecanismos comportamentais
Ementa: Natureza aversiva ou ao menos não-reforçatória de muitas atividades escolares. Reforçamento diferencial de comportamentos inadequados.
12/07/2017 – Mecanismos neurais
Características do cérebro adolescente. Temperamento. Modelo triádico do comportamento motivado. Amadurecimento diferencial de circuitos cerebrais cognitivos e da recompensa.
13/08/2017 – Mecanismos evolucionários
Seleção sexual e estratégias reprodutivas na espécie humana. Modelo de “previsão do tempo” da ecologia reprodutiva humana. Padrões de formação de vinculo e trilhas do desenvolvimento ontogenético. Organização sócio-sexual e desenvolvimento humano.
Módulo
prático I: Avaliação neuropsicológica (opcional)
Docente
Lívia de Fátima Silva Oliveira
Psicóloga.
Doutoranda em Neurociências/UFMG. Colaboradora do Laboratório de
Neuropsicologia do Desenvolvimento/UFMG.
Ementa: Aplicação,
correção e interpretação dos principais testes neuropsicológicos usados em uma
avaliação.
Programa
- Testes: Nine-hole peg test; Digit span; Cubos de Corsi; Figura de Rey; RAVLT; Stroop Victoria; Torre de Londres; Repetição de pseudopalavras;Supressão de fonemas; Ditado e leitura de números;Problemas aritmético.
- Discussão de casos clínicos e confecção de relatórios
Duração: 8 horas-aula.
Data e horário: 10 e 11 de julho (Segunda e terça), das 13:30 às 17:30 horas.
Não perca o livro do LND-UFMG sobre avaliação neuropsicológico
a ser lançado brevemente
Módulo
prático II: Treinamento de pais (opcional)
Docentes
Maria Isabel dos Santos Pinheiro
Psicóloga/PUC-MG.
Doutora em Ciências da Saúde/UFMG. Colaboradora do Laboratório de
Neuropsicologia do Desenvolvimento/UFMG.
Flávia Neves Almeida
Psicóloga/UFMG.
Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente/UFMG. Colaboradora do Laboratório
de Neuropsicologia do Desenvolvimento/UFMG.
Ementa: Manejo de comportamentos problemas na infância através de treinamento comportamental de pais.
Programa
Introdução aos progras de treinamento de pais (PTP)
Estilo parental e habilidades sociais educativos
Como elaborar um PTP
Duraçâo: 8 horas-aula.
Data e horário: 12 e 13 de julho (quarta e quinta), das 13:30 às 17:30 horas
Vagas: máximo de 100
(cem) e mínimo de 30 (trinta) alunos.
Público-alvo: Estudantes
e profissionais de psicologia e da área da saúde e educação (Medicina,
fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, pedagogia, etc.)
Local: Auditório
Bicalho (Fafich-UFMG)
Avenida
Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus
UFMG
No comments:
Post a Comment