TESTES COMERCIALMENTE
DISPONÍVEIS
Stein, L. M. (1994).
TDE: Teste de desempenho escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Moojen, S., Lamprecht,
R. R., Santos, R. M., Freitas, G. M., Brodacz, R., Siqueira, M., Correa, A.,
Guarda, E. (2003). CONFIAS – Consciência fonológica: instrumento de avaliação
seqüencial. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Capellini, S. A.,
Oliveira, A. M. & Cuetos, F. (2010). PROLEC: provas de avaliação dos
processos de leitura. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Sedó, M. (2015). Teste
dos cinco dígitos. São Paulo: Hogrefe
AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA
NO MODELO DE DUPLA ROTA
Capellini, S. A.,
Oliveira, A. M. & Cuetos, F. (2010). PROLEC: provas de avaliação dos
processos de leitura. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Pinheiro, A. M. V.
(1994). Leitura e escrita: Uma abordagem cognitiva. Campinas: Editorial Psy.
Salles, J. F., Piccolo,
L. R., Zamo, R. S., & Toazza, R. (2014). Normas de desempenho em tarefa de
leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1o. ano a
7o. ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, 13, 397-419.
TAREFAS EXPERIMENTAIS
Digit
span e repetição de pseudopalavras
Santos,
F. H., & Bueno, O. F. A. (2003). Validation of the Brazilian children's test of
pseudoword repetition in Portuguese speakers aged 4 to 10 years. 35, 1533-1547.
Leitura de
palavras e pseudopalavras
Capellini,
S. A., Oliveira, A. M. & Cuetos, F. (2010). PROLEC: provas de avaliação dos
processos de leitura. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Pinheiro,
A. M. V. (1994). Leitura e escrita: Uma abordagem cognitiva. Campinas: Editorial Psy.
Salles,
J. F., Piccolo, L. R., Zamo, R. S., & Toazza, R. (2014). Normas de
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crianças de 1o. ano a 7o. ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de
Janeiro, 13, 397-419.
Supressão de fonemas
Haase, V. G. (1990).
Consciência fonêmica e neuromaturação. Programa de Pós-graduação em Lingüística
Aplicada, Pontiffícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Dissertação
de mestrado não-publicada.
Lopes-Silva, J. B.,
Moura, R., Júlio-Costa, A., Haase, V. G., & Wood, G. (2014). Phonemic awareness as a
pathway to number transcoding. Frontiers in Psychology, 5, 13 ( doi: 10.3389/fpsyg.2014.00013) .
Fluência de leitura de palavras
Justi, C. N. G., & Roazzi, A. (2012). A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e
escrita no Português Brasileiro. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25, 605-614.