Wednesday, December 16, 2015

TESTES QUE AUXILIAM NO DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA

TESTES COMERCIALMENTE DISPONÍVEIS

Stein, L. M. (1994). TDE: Teste de desempenho escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Moojen, S., Lamprecht, R. R., Santos, R. M., Freitas, G. M., Brodacz, R., Siqueira, M., Correa, A., Guarda, E. (2003). CONFIAS – Consciência fonológica: instrumento de avaliação seqüencial. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Capellini, S. A., Oliveira, A. M. & Cuetos, F. (2010). PROLEC: provas de avaliação dos processos de leitura. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Sedó, M. (2015). Teste dos cinco dígitos. São Paulo: Hogrefe



AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA NO MODELO DE DUPLA ROTA

Capellini, S. A., Oliveira, A. M. & Cuetos, F. (2010). PROLEC: provas de avaliação dos processos de leitura. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Pinheiro, A. M. V. (1994). Leitura e escrita: Uma abordagem cognitiva. Campinas:  Editorial Psy.

Salles, J. F., Piccolo, L. R., Zamo, R. S., & Toazza, R. (2014). Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1o. ano a 7o. ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, 13, 397-419.




TAREFAS EXPERIMENTAIS


                                      
Digit span e repetição de pseudopalavras


Santos, F. H., & Bueno, O. F. A. (2003). Validation of the Brazilian children's test of pseudoword repetition in Portuguese speakers aged 4 to 10 years. 35, 1533-1547.



Leitura de palavras e pseudopalavras

Capellini, S. A., Oliveira, A. M. & Cuetos, F. (2010). PROLEC: provas de avaliação dos processos de leitura. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Pinheiro, A. M. V. (1994). Leitura e escrita: Uma abordagem cognitiva. Campinas:  Editorial Psy.

Salles, J. F., Piccolo, L. R., Zamo, R. S., & Toazza, R. (2014). Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1o. ano a 7o. ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, 13, 397-419.






Supressão de fonemas

Haase, V. G. (1990). Consciência fonêmica e neuromaturação. Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada, Pontiffícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Dissertação de mestrado não-publicada.

Lopes-Silva, J. B., Moura, R., Júlio-Costa, A., Haase, V. G., & Wood, G. (2014). Phonemic awareness as a pathway to number transcoding. Frontiers in Psychology,  5, 13 ( doi: 10.3389/fpsyg.2014.00013) .



Fluência de leitura de palavras


Justi, C. N. G., & Roazzi, A. (2012). A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e escrita no Português Brasileiro. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25, 605-614.