Saturday, February 03, 2018

O MÉTODO FÔNICO FUNCIONA PARA A DISLEXIA?

As evidências disponíveis indicam que sim. Ao menos para falantes do inglês. McArthur e cols. conduziram uma meta-análise em 2012 procurando responder a essa pergunta. Eles conseguiram localizar 11 estudos com quase 800 participantes que satisfaziam requisitos metodológicos mínimos relacionados ao diagnóstico, presença de grupo controle e qualidade da intervenção.



Os resultados indicaram melhoras estatisticamente significantes e com magnitudes de efeito dignas de nota para a precisão da leitura de palavras (d = 0,47) e pseudopalavras (d = 0,76) bem como para o conhecimennto da correspondência entre letras e sons (d = 0,36).

Os efeitos para a fluência de leitura (d = -0,51) e ortografia (d = 0,36) foram consideráveis mas  não atingiram significância estatística. Isso se deveu, provavelmente, ao reduzido número de estudos de boa qualidade disponíveis.

Interessantemente, os efeitos do treinamento fônico sobre a compreensão leitora foram desprezíveis (d = 0,17) e não atingiram níveis de significância estatística.                                                               
Take home message

Os resultados sugerem que os mecanismos implicados na precisão, fluência, ortografia e compreensão       leitora são ao menos parcialmente independentes e precisam ser especificamente considerados no diagnóstico e intervenção.

                                  
Referência
                                                                     
McArthur G, Eve PM, Jones K, Banales E, Kohnen S, Anandakumar T, Larsen L, Marinus E, Wang HC, Castles A. Phonics training for English-speaking poor readers. Cochrane Database of Systematic Reviews 2012, Issue 12. Art. No.: CD009115. DOI: 10.1002/14651858.CD009115.pub2.
                                                         
                                              
                                  
                      


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