Sunday, May 10, 2020

CONVIDADOS INTERNACIONAIS DO II ENCONTRO MINEIRO DE NEUROPSICOLOGIA ESCOLAR: COGNIÇÃO NUMÉRICA





 University of Loughborough, Loughborough, Reino Unido
Título da aula: “Open and reproducible science - Key issues and practices”
Língua: Inglês
Data e hora: 28/05/20, às 14:30 horas
Após trabalhar durante muitos anos no Leibniz-Institut für Wissensmedien em Tübingen, a Profa. Julia Banhmueller transferiu-se recentemten para o Mathematics Education Centre da Universidade de Loughborough. Os intereses de pesquisa da Prof. Banhnmueller dizem respeito ao processamento de números complexos e à interação entre linguagem e o processamento numérico. A Profa. Julia Bahnmüller é parceira de pesquisa da UFMG através do programa PROBRAL (CAPES/DAAD) e co-organizadora da Brazilian-German Winter School of Numerical Cognition.
Referências
Bahnmueller, J., Nuerk, H. C., Moeller, K. (2018). A taxonomy proposal for types of interactions of language and place-value processing in multi-digit numbers. Frontiers in psychology, 9, 1024.
Bahnmueller, J., Maier, C. A., Göbel, S. M.,  Moeller, K. (2019). Direct evidence for linguistic influences in two-digit number processing. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 45(6), 1142.
Bahnmueller, J., Huber, S., Nuerk, H. C., Göbel, S. M., Moeller, K. (2016). Processing multi-digit numbers: A translingual eye-tracking study. Psychological research, 80(3), 422-433.


New Mexico State University, EUA
Título da aula: “Design de jogos educacionais na aprendizagem da matemática”.
Língua: Português
Data e hora: 26/05/20, às 15:00 horas
O Prof. Matheus Cezarotto é doutor em design pela UFPR e trabalha com design de jogos de computador para promover a aprendizagem da matemática. Durante o doutorado sanduíche na New Mexico Stante Universtiy, o Prof. Matheus Cezarotto se destacou pelo seu desempenho e foi convidado para atuar como pesquisador naquela universidade. 
Referência
Cezarotto, M. A., Battaiola, A. L. (2017). Recomendações para o design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento. SBGames, XVI, 1358-1361


Universität Duisburg-Essen, Duisburg, Alemanha
Título da palestra: “Number concept: model and evaluation of math learning difficulties”.
Língua: Inglês
Data e hora: 27/05/20, às 13:00 horas
A Profa. Annemarie Fritz é professora de psicologia educacional na Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, além de ser "distinguished visiting professor" na Unversidade de Johannesburg. Ela é especialista em educação matemática e dificuldades de aprendizagem da matemática. A Profa. Annemarie Fritz desenvolveu um modelo empiricamente validado do desenvolvimento do conceito de número (Fritz et al., 20130. O modelo permite situar o conhecimento numérico-aritmético de crianças de 4 a 8 anos de idade em uma trajetória de desenvolvimento, que compreende seis níveis: 1) Contagem; 2) Linha numérica ordinal; 3) Cardinalidade; 4) Relações parte-parte-todo; 5) Linha numérica com intervalos eqüidistantes; e 6) Agrupamentos de unidades. O modelo de desenvolvimento do conceito de número é uma importante contribuição ao diagnóstico e à intervenção. O modelo permite reconhecer precocemente as dificuldades de aprendizagem da matemática. Como o modelo permite situar as competências da criança em uma trajetória de desenvolvimento, ele fornece indicativos precisos quanto ao tipo de estratégia que a criança tende a empregar parra resolver problemas aritméticos e, portanto, quanto ao tipo de intervenção necessária para promover a aprendizagem. Além de diversos artigos, capítulos, livros, testes e programas de intervenção publicados, a Profa. Annemarie Fritz é editora do International handbook of mathematical learning difficulties (Fritz et al., 2019). Junto com Pekka Räsänen a Profa. Annemarie Fritz desenvolveu uma parceria editorial muito produtiva com o grupo de cognição numérica da UFMG. O periódico Estudios de Psicologia (Taylor and Francis) está publicando um número especial sobre a pesquisa em cognição numérica em sete países da América Latina.
Referências
Fritz, A., Ehlert, A., Balzer, L. (2013). Development of mathematical concepts as basis for an elaborated mathematical understanding. South African Journal of Childhood Education, 3(1), 38-67.
Fritz, A., Haase, V G., Räsänen, P. (eds.) (2019). International handbook of mathematical learning difficulties: from the lab to the classroom. São Paulo: Springer.



University of Loughborough, Loughborough, Reino Unido 
Título da palestra: “Mathematical learning difficulties of children born preterm”.
Língua: Inglês
Data e hora: 26/05 14h30
 A Profa. Camilla Gilmore trabalha no Mathematics Education Centre da Universidade de Loughborough. Ela é a primeira autora do livro An Introduction to Mathematical Cognition. Entre outras pesquisas, a Profa. Camilla Gilmore fez contribuições relevantes para a compreensão das habilidades aritméticas simbólicas e não-simbólicas de crianças em idade pré-escolar (Gilmore et al., 2007, 2010) e para a compreensão do papel desempenhado pelo funcionamento executivos em tarefas de processamento numérico não-simbólico (Gilmore et al., 2013). Na sua aula, a Profa. Camilla Gilmore discutirá as dificuldades de aprendizagem de matemática das crianças prematures (Gilmore et al., 2015).
Referência
Gilmore, C., Göbel, S. M., Inglis, M. (2018). An introduction to mathematical cognition. London: Routledge.
Gilmore, C. K., McCarthy, S. E.,  Spelke, E. S. (2007). Symbolic arithmetic knowledge without instruction. Nature, 447, 589-592.
Gilmore, C. K., McCarthy, S. E., Spelke, E. S. (2010). Non-symbolic arithmetic abilities and mathematics achievement in the first year of formal schooling. Cognition, 115(3), 394-406.
Gilmore, C., Attridge, N., Clayton, S., Cragg, L.,  Johnson, S. (2013). Individual Differences in Inhibitory Control, Not Non-Verbal Number Acuity, Correlate with Mathematics Achievement. PLoS ONE, 8(6), e67374.
Johnson, S., Gilmore, C., Gallimore, I., Jaekel, J., & Wolke, D. (2015). The long‐term consequences of preterm birth: what do teachers know?. Developmental Medicine and Child Neurology, 57(6), 571-577.


Moritz Herzog
 Universität  Duisburg-Essen, Duisburg, Alemanha
Título da aula: Number concept: intervention for math learning difficulties. 
Língua: Inglês
Data e hora: 27/05 13:30
Resumo:
Mini-Bio: Moritz Herzog é doutorando em psicologia educacional na Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha. Seu principal foco de pesquisa é o desenvolvimento do conceito de valor posicional no sistema numérico e o desenvolvimento de jogos para aprendizagem do conceito de número e aritmética.
Referência
Herzog, M., Ehlert, A., Fritz, A. (2017). A competency model of place value understanding in South African primary school pupils. South African Journal of Research in Mathematics, Science and Technology Education, 21(1), 37-48


University of Loughborough, Reino Unido
Título da aula: “Getting a grip on numbers: how finger-based representations influence numerical development”
Língua: Inglês
Data e hora: 29/05/20, às 13:30 horas
Depois de vários anos trabalhando no Leibniz-Institut für Wissensmedien em Tübingen, recentemente o Prof. Korbinian Moeller tornou-se  professor de cognição matemática na Universidade Loughborough. O Prof. Korbinian Moeller é psicólogo de formação, trabalhando com múltiplas abordagens à cognição matemática, incluindo neuroimagem funcional. Seus interesses principais de pesquisa dizem respeito ao processamento de números com múltiplos algarismos e à chamada numerosidade incorporada, ou seja, à utilização de partes de corpo para a representação e processamento de numerosidades (Dohmas et al., 2010, Fischer et al., 2015, Moeller et al., 2011). Além de ser um pesquisador extremamente original e produtivo na área de cognição matemática, com uma capacidade gigantesca de trabalho,  o Prof. Korbinian Moeller é parceiro de pesquisa dos grupos da UFMG (PROBRAL, CAPES/DAAD) e UFRN. O Prof. Korbinian Moeller também é co-organizador da Brazilian-German Winter School of Numerical Cognition.
Referências
Domahs, F., Moeller, K., Huber, S., Willmes, K., Nuerk, H. C. (2010). Embodied numerosity: implicit hand-based representations influence symbolic number processing across cultures. Cognition, 116(2), 251-266.
Fischer, U., Moeller, K., Huber, S., Cress, U., Nuerk, H. C. (2015). Full-body movement in numerical trainings: a pilot study with an interactive whiteboard. International Journal of serious games, 2(4), 23-35.
Moeller, K., Martignon, L., Wessolowski, S., Engel, J., Nuerk, H. C. (2011). Effects of finger counting on numerical development–the opposing views of neurocognition and mathematics education. Frontiers in psychology, 2, 328. 



University of Oxford,  Reino Unido
Título da aula: “Usando a matemática para entender o mundo.”
Língua: Português
Data e hora: 25/05/20, às 13:00 horas
A Profa. Terezinha Nunes é um verdadeiro "role model" para os pesquisadores brasileiros em cognição numérica. Ela é mineira de Belo Horizonte. Antes de ir para Oxford, foi professora na UFMG e na UFPE. Em Pernambuco, a Profa. Terezinha Nunes deixou uma verdadeira escola brasileira de cognição numérica. Seus interesses de pesquisa dizem respeito tanto à aprendizagem da leitura quanto da aritmética. As pesquisas da Profa. Terezinha Nunes sobre a aprendizagem da aritmética em crianças focam sobre a importância do raciocício quantitativo, seguindo a tradição de pesquisa iniciada por Piaget. Seus estudos se destacam pela elegância metodológica e pela busca de estabelecer conexões causais entre o raciocínio quantiativo e o desempenho em diversos domínios da aritmética, através de estudos longitudinais e experimentais. Diversos livros da Profa. Terezinha Nunes foram publicados ou traduzidos para o português (Nunes & Bryant, 1997). Uma das suas pesquisas que maior projeção internacional recebeu diz respeito às habilidades aritméticas de pessoas com pouca escolarização formal (Nunes et al., 1986, 1993, Nunes Carraher et al., 1988). Uma das coisas que ela mostra nesses trabalho é que a aprendizagem formal da matemática pode desviar a atenção da criança do raciocínio quantiativo. Algumas visões gerais da sua obras estão disponíveis gratuitamente na internet (Nunes et al., 2009, 2016).
Referências
Nunes, T. & Bryant, P. (1997). Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: ARTMED.
Nunes, T., Bryant, P., & Watson, A. (2009). Key understandings in mathematics learning: Summary papers. Nuffield Foundation.
Nunes Carraher, T., Carraher, D. W., & Schliemann, A. D. (1988). Na vida dez; na escola zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática. Cadernos de pesquisa, (42), 79-86.
Nunes, T., Schliemann, A. D., Carraher, D. W. (1986). Na Vida Dez , Na Escola Zero. São Paulo:Cortez
Nunes, T., Schliemann, A. D., Carraher, D. W. (1993). Street mathematics and school mathematics. Cambridge: Cambridge University Press.
Nunes, T., Dorneles, B. V., Lin, P. J., Rathgeb-Schnierer, E. (2016). Teaching and learning about whole numbers in primary school. New York: Springer Open.

Lars Orbach
Universität Duisburg-Essen, Duisburg, Alemanha
Título da aula: “How anxiety affects math learning".
Língua: Inglês
Data e hora: 28/05/20,  às 13:30
Lars Orbach é doutorando em psicologia educacional na Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha. Seu principal foco de pesquisa é a ansiedade matemática e os seus efeitos sobre a aprendizagem dessa disciplina. Lars Orbach está trabalhando com um modelo de ansiedade matemática que particiona esse construto em dois componentes: traço e estado (Orbach et al., 2019).
Referência
Orbach, L., Herzog, M., Fritz, A. (2019). Relation of State-and Trait-Math Anxiety to Intelligence, Math Achievement and Learning Motivation. Journal of Numerical Cognition, 5(3), 371-399.


Stanford University, Stanford, EUA
Título da aula: “A codificação da matemática no cérebro humano”
Língua: Português
Data e hora: 28/05 15:30
O Prof. Pedro Pinheiro-Chagas é psicólogo e mestre em neurociências formado pela UFMG. Fez doutorado com o Prof. Stanilsas Dehaene em Paris e atualmente é pesquisador na Standord University. Nas suas pesquisas, o Prof. Pinheiro-Chagas emprega múltiplos métodos da neurociência cognitiva para analisar em tempo real os processos neurais subjacentes ao processamento numérico e aritmética.
Referências
Dotan, D., Pinheiro-Chagas, P., Al-Roumi, F., Dehaene, S. (2019) Track it to crack it: revealing the succession of processing stages with pointing trajectories. Trends in Cognitive Sciences, 23/12.
Pinheiro-Chagas, P., Piazza, M., Dehaene, S. (2019). Decoding the processing stages of mental arithmetic with magnetoencephalography. Cortex, S0010-9452(18)30235-1
Pinheiro-Chagas, P.*, Dinino, D.*, Haase, V. G., Wood, G., Knops, A. (2018) The developmental trajectory of the operational momentum effect. Frontiers in Psychology, 9, 1062
Pinheiro-Chagas, P. Wood, G., Knops, A., Krinzinger, H., Lonnemann, J., Starling-Alves, I., Willmes, K., Haase, V. G. (2014). In how many ways is the approximate number system associated with exact calculation? PLoS One, 19, 9(11), e111155

Niilo Mäki Institute - Jyväskylä, Social Services and Health Care Division - Helsinki, Finlândia
Título da aula: “Definitional and cross-cultural issues in developmental dyscalculia”
Língua: Inglês
Data e hora: 25/05/20, às 14:30 horas
Pekka Räsänen é neuropsicólogo, investigador principal do Instituto Niilo Mäki, em Jyväskylä e, mais recentemente, também neuropsicológico clinico na Prefeitura de Helsinki. O Instituto Niilo Mäki é um centro de pesquisa, formação continuada e consultoria para professores de toda Finlândia. Além de ser neuropsicólogo, Pekka Räsänen é um perito em políticas educacionais na área de educacão matemática. Pekka Räsänen é um pesquisador inquieto, com múltiplos interesses de pesquisa. Além das políticas educacionais,  está muito entusiamado com o uso de tecnologia informática na educação matemática e o papel das habilidades visoespaciais na aprendizagem da matemática  (Räsänen et al., 2009, Salimen et al., 2015). Pekka Räsänen é consultor para educação matemática de diversos países, principalmente na América Latina. Pekka Räsänen é co-editor do International handbook of mathematical learning difficulties (Fritz et al., 2019).Junto com a Profa. Annemarie Fritz, Pekka Räsänen desenvolveu uma parceria editorial muito produtiva com o grupo de cognição numérica da UFMG. O periódico Estudios de Psicologia (Taylor & Francis) está publicando um número especial sobre a pesquisa em cognição numérica em sete países da América Latina. Além disso é treinador de goleiras no time de futebol feminino de Jyväskylä e tem um senso de humor refinadíssimo. Dizem que o seu senso de humor é tipicamente finlandês.
Referências
Fritz, A., Haase, V G., Räsänen, P. (eds.) (2019). International handbook of mathematical learning difficulties: from the lab to the classroom. São Paulo: Springer.
Hannula-Sormunen, M. M., Lehtinen, E.,  Räsänen, P. (2015). Preschool children’s spontaneous focusing on numerosity, subitizing, and counting skills as predictors of their mathematical performance seven years later at school. Mathematical Thinking and Learning, 17(2-3), 155-177.
Räsänen, P., Salminen, J., Wilson, A. J., Aunio, P.,  Dehaene, S. (2009). Computer-assisted intervention for children with low numeracy skills. Cognitive development, 24(4), 450-472.
Zhang, X., Koponen, T., Räsänen, P., Aunola, K., Lerkkanen, M. K.,  Nurmi, J. E. (2014). Linguistic and spatial skills predict early arithmetic development via counting sequence knowledge. Child development, 85(3), 1091-1107

University College Dublin, Irlanda
Título da aula: “Numeracy in Childhood: Stimulation and Intervention”
Língua: Português
Data e hora: 29/05/20, às 13:00 horas 
A Profa. Flávia Santos é uma pesquisadora brasileira na área de cognição metemática que estás e destacando no cenário internacional. Atualmente, ela é pesquisadora no University College em Dublin. Entre outras pesquisas relevantes, a Profa. Flávia Santos adapatou e validou para o Brasil  a escala Zareki-R para diagnóstico de discalcuia (Santos et al., 2012, Silva & Santos, 2011) e é autoria do único livro disponível em português sobre discalculia do desenvolvimento (Santos, 2017)
Referências
Santos, F. H. (2017). Discalculia do desenvolvimento. São Paulo: Pearson.
Santos, F. H., Da Silva, P. A., Ribeiro, F. S., Dias, A. L. R. P., Frigério, M. C., Dellatolas, G.,  von Aster, M. (2012). Number processing and calculation in Brazilian children aged 7-12 years. The Spanish journal of psychology, 15(2), 513-525
Silva, P. A. D., Santos, F. H. D. (2011). Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(2), 169-177.


Università degli Studi Padova, Itália
Título da palestra: “Math Education at both ends of life in normality and pathology”
Língua: Inglês
Data e hora: 26/05/20 às 13:00 horas
O Prof. Carlo Semenza é um dos principais neuropsicólogos cognitivos contemporâneos. Ele já fez pesquisas sobre praticamente todos os temas relevantes da neuropsicologia, incluindo transtornos da linguagem, da atenção visoespacial e, principalmente, do processamento numérico e cálculo (Semenza, 2008, Semenza & Benavides-Varela, 2018). Recentemente, o Prof. Semenza tem se dedicado ao estudo das habilidades numérico-aritméticas cotidianas em pessoas de diversas faixas etárias e com diversos tipos de condições neurológicas (Benavides-Varela et al., 2016). Esse é o assunto da sua aula. As aulas do Prof. Semenza são uma verdadeira obra de arte em termos da articulação de raciocínio neuropsicológico e integração de diferentes abordagens investigativas (neuropsicologia cognitiva, neurofisiologia, neuroimagem, estimulação transcraniana etc.). O Prof. Semenza é o fundador e principal liderança do European Workshop on Cognitive Neuropsychology, que acontece anualment em janeiro em Bressano. É o melhor congresso de neuropsicologia do mundo. O Prof. Semenza é também apreciador de ópera e dá seus trinados como tenor.
Referências
Benavides-Varela, S., Butterworth, B., Burgio, F., Arcara, G., Lucangeli, D., Semenza, C. (2016). Numerical activities and information learned at home link to the exact numeracy skills in 5–6 years-old children. Frontiers in psychology, 7, 94.
Semenza, C. (2008). Number processing. In B. Stemmer and H. Whitaker (eds.) Handbook of the neuroscience of language (pp. 219-227). San Diego: Academic.
Semenza, C.; Benavides-Varela, S. (2018). Reassessing lateralization in calculation. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 373(1740), 20170044.



University of Wisconsin at Madison Madison, EUA
Título da aula: “Experiências educacionais conectam frações simbólicas ao sistema parietofrontal de processamento de razões não-simbólicas”.
Língua: Português
Data e hora: 29/05/20, às 14:30 horas
Isabella Starling-Alves é mineira de João Monlevada, psicóloga e mestre em neurociências pela UFMG e, atualmente, realiza doutorado em psicologia educacional e do desenvolvemento na Universidade de Wisonsin em Madison. O principal interesse de pesquisa de Isabela é o papel das representações analógicas de magnitude numérica no processamento de números racionais.
Referências
Haase, V. G., Júlio-Costa, A., Lopes-Silva, J. B., Starling-Alves, I., Antunes, A. M., Pinheiro-Chagas, P.,  Wood, G. (2014). Contributions from specific and general factors to unique deficits: two cases of mathematics learning difficulties. Frontiers in Psychology, 5, 102.
Júlio‐Costa, A., Starling-Alves, I., Lopes-Silva, J. B., Wood , G.,  Haase, V. G. (2015). Stable measures of number sense accuracy in math learning disability: Is it time to proceed from basic science to clinical application?. PsyCh journal, 4(4), 218-225.
Pinheiro-Chagas, P. , Wood, G., Knops, A., Krinzinger, H., Lonnemann, J., Starling-Alves, I, Willmes, K.,  Haase, V. G. (2014). In How Many Ways is the Approximate Number System Associated with Exact Calculation?. PLoS one, 9, e111155.


Universtät Graz, Áustria
Título da aula: Neurofeedback na aprendizagem escolar.
Língua: Português
Data e hora: 27/05/20, às 14:30horas
 O Prof. Guilherme Wood é mineiro de Ouro Preto, psicólogo e mestre em psicologia social pela UFMG. Fez doutorado com o Prof. Klaus Willmes em Aachen e, atualmente, é professor titular e chefe do Departamento de Neuropsicologia e Neuroimagem da Universidade Graz, na Áustria. O Prof. Wood tem ampla experiência nas áreas de neuropsicologia e neurociência cognitiva. Depois de trabalhar muitos anos com cognição matemática, em anos mais recentes seus interesses se voltaram para a interface cérebro-máquina e desenvolvimento de tecnologia de controle da própria atividade cerebral, principalmente neurofeedback. O Prof. Guilherme Wood falará sobre as potencialidades das técnicas de neurofeedback para a aprendizagem da matemática. Fala-se muito sobre neurociência e educação. Mas, até o momento, a úntica abordagem especificamente neurobiológica que pode contribuir para a educação é o neurofeedback. O Prof. Guilherme Wood é um parceiro de longa data do grupo de pesquisa sobre cognição numérica na UFMG.
Referências
Kober, S. E., Witte, M., Ninaus, M., Neuper, C., Wood, G. (2013). Learning to modulate one's own brain activity: the effect of spontaneous mental strategies. Frontiers in human neuroscience, 7, 695.
Ninaus, M., Kober, S. E., Witte, M., Koschutnig, K., Stangl, M., Neuper, C., Wood, G. (2013). Neural substrates of cognitive control under the belief of getting neurofeedback training. Frontiers in human neuroscience, 7, 914.
Witte, M., Ninaus, M., Kober, S. E., Neuper, C., Wood, G. (2015). Neuronal correlates of cognitive control during gaming revealed by near-infrared spectroscopy. PloS one, 10(8)



















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