Friday, July 29, 2022

Como a neuropsicologia pode ajudar as crianças com autismo, suas famílias e suas professoras?



DOCENTES


Vitor Geraldi Haase 

Médico

Professor titular aposentado do Departamento de Psicologia da UFMG

Fundador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND-UFMG)

Graduação em Medicina: UFRGS, 1981

Residência médica em Neurologia e Neuropediatria: 1983

Mestrado em Lingüística Aplicada: PUCRS, 1990

Doutorado em Psicologia Médica: LMU zu München, 1999


Maria Raquel Santos Carvalho

Médica

Professora associada do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB-UFMG

Coordenadora do Laboratório de Genética Humana e Médica

Graduação em Medicina: PUCRS, 1981

Mestrado em Genética: UFRGS, 1987

Doutorado em Biologia Humana: LMU zu München, 2003


EMENTA

Como a neuropsicologia pode ajudar as crianças com autismo, suas famílias e suas professoras? O que dizem as evidências?


MÉTODO


O curso será presencial. O programa consiste de uma série de perguntas previamente formuladas, as quais refletem os principais problemas enfrentados na prática clínica com o autismo. Os professores responderão às perguntas com o auxílio de apresentações de PowerPoint. 


DATA

16/09/22 de 18 a 22 horas, 17/09/22 de 9 a 12 e de 13 a 18 horas


DURAÇÃO

12 horas-aula


LOCAL

Portal Psic, Rua Sergipe 43, Centro, BH (https://portalpsic.com.br)


INSCRIÇÕES

Portal Psic, Rua Sergipe 43, Centro, BH (https://portalpsic.com.br)


VAGAS

25 vagas


TAXA DE INSCRIÇÃO

R$ 400,00 à vista e R$ 500,00 em até 5 vezes no cartão


PROGRAMA


  1. Quem é autista e quem tem autismo?

  2. Como as alterações nos critérios diagnósticos mudaram o panorama clínico, cognitivo e social do autismo?

  3. Existe uma epidemida de autismo?

  4. Qual é a base neurológica do autismo?

  5. Como as influências genéticas e ambientais interagem na etiologia do autismo?

  6. Como a genética contribui para o diagnóstico e tratamento do autismo?

  7. O que acontece com as crianças autistas quando chegam à idade adulta? E à velhice?

  8. Quais são e qual é a relevância dos comprometimentos cognitivos no autismo?

  9. Como avaliar clinicamente o desenvolvimento cognitivo e o comportamento das crianças com autismo?

  10. Qual é o papel das medicações psiquiátricas no tratamento do autismo?

  11. Como promover habilidades e lidar com os comportamentos inadequados de forma não-coerciva?

  12. Como as crianças com autismo aprendem?

  13. A inclusão em classe regular promove o desenvolvimento e a autonomia das crianças com autismo?

  14. Como definir o melhor currículo? Para quem? Quando? Por quem? Onde?

  15. O que é neurodiversidade e quais são suas conseqüências para as pessoas com autismo?

  16. O que as famílias podem fazer e o que pode ser feito pelas famílias?

  17. O que as professoras podem fazer e o que pode ser feito pelas professoras?



LEITURAS RECOMENDADAS



Bosa, C. A. & Teixeira, M. C. T. V. (eds.) (2017). Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica. São Paulo: Hogrefe.


Cardoso, A. A. & Nogueira, M. L. M. (ed.) (2021). Atenção interdisciplinar ao autismo. Belo Horizonte: Ampla.


Donvan, J. & Zucker, K. (2017). Outra sintonia. A história do  autismo. São Paulo: Companhia das Letras.


Joaquim, R. M. (ed.) (2021). Neuropsicologia das emoções. Caracterização, expressão facial e psicopatologia. Belo Horizonte: Ampla.


Júlio-Costa, A. & Antunes, A. M. (2018). Transtorno do espectro autista na prática clínica. São Paulo: Pearson.


Nogueira, M. L. M. & Oliveira, A. B. (2022). Autistas podem voar? Belo Horizonte: Ampla.


Sella, A. C. & Ribeiro, D. M. (eds.) (2018). Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista: Volume 1. Curitiba: Appris.


Volkmar, F. R. & Wiesner, L. A. (2019). Autismo. Guia essencial apra compreensão e tratamento. Porto Alegre: ARTMED.





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