DOCENTES
Vitor Geraldi Haase
Médico
Professor titular aposentado do Departamento de Psicologia da UFMG
Fundador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND-UFMG)
Graduação em Medicina: UFRGS, 1981
Residência médica em Neurologia e Neuropediatria: 1983
Mestrado em Lingüística Aplicada: PUCRS, 1990
Doutorado em Psicologia Médica: LMU zu München, 1999
Maria Raquel Santos Carvalho
Médica
Professora associada do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB-UFMG
Coordenadora do Laboratório de Genética Humana e Médica
Graduação em Medicina: PUCRS, 1981
Mestrado em Genética: UFRGS, 1987
Doutorado em Biologia Humana: LMU zu München, 2003
EMENTA
Como a neuropsicologia pode ajudar as crianças com autismo, suas famílias e suas professoras? O que dizem as evidências?
MÉTODO
O curso será presencial. O programa consiste de uma série de perguntas previamente formuladas, as quais refletem os principais problemas enfrentados na prática clínica com o autismo. Os professores responderão às perguntas com o auxílio de apresentações de PowerPoint.
DATA
16/09/22 de 18 a 22 horas, 17/09/22 de 9 a 12 e de 13 a 18 horas
DURAÇÃO
12 horas-aula
LOCAL
Portal Psic, Rua Sergipe 43, Centro, BH (https://portalpsic.com.br)
INSCRIÇÕES
Portal Psic, Rua Sergipe 43, Centro, BH (https://portalpsic.com.br)
VAGAS
25 vagas
TAXA DE INSCRIÇÃO
R$ 400,00 à vista e R$ 500,00 em até 5 vezes no cartão
PROGRAMA
Quem é autista e quem tem autismo?
Como as alterações nos critérios diagnósticos mudaram o panorama clínico, cognitivo e social do autismo?
Existe uma epidemida de autismo?
Qual é a base neurológica do autismo?
Como as influências genéticas e ambientais interagem na etiologia do autismo?
Como a genética contribui para o diagnóstico e tratamento do autismo?
O que acontece com as crianças autistas quando chegam à idade adulta? E à velhice?
Quais são e qual é a relevância dos comprometimentos cognitivos no autismo?
Como avaliar clinicamente o desenvolvimento cognitivo e o comportamento das crianças com autismo?
Qual é o papel das medicações psiquiátricas no tratamento do autismo?
Como promover habilidades e lidar com os comportamentos inadequados de forma não-coerciva?
Como as crianças com autismo aprendem?
A inclusão em classe regular promove o desenvolvimento e a autonomia das crianças com autismo?
Como definir o melhor currículo? Para quem? Quando? Por quem? Onde?
O que é neurodiversidade e quais são suas conseqüências para as pessoas com autismo?
O que as famílias podem fazer e o que pode ser feito pelas famílias?
O que as professoras podem fazer e o que pode ser feito pelas professoras?
LEITURAS RECOMENDADAS
Bosa, C. A. & Teixeira, M. C. T. V. (eds.) (2017). Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica. São Paulo: Hogrefe.
Cardoso, A. A. & Nogueira, M. L. M. (ed.) (2021). Atenção interdisciplinar ao autismo. Belo Horizonte: Ampla.
Donvan, J. & Zucker, K. (2017). Outra sintonia. A história do autismo. São Paulo: Companhia das Letras.
Joaquim, R. M. (ed.) (2021). Neuropsicologia das emoções. Caracterização, expressão facial e psicopatologia. Belo Horizonte: Ampla.
Júlio-Costa, A. & Antunes, A. M. (2018). Transtorno do espectro autista na prática clínica. São Paulo: Pearson.
Nogueira, M. L. M. & Oliveira, A. B. (2022). Autistas podem voar? Belo Horizonte: Ampla.
Sella, A. C. & Ribeiro, D. M. (eds.) (2018). Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista: Volume 1. Curitiba: Appris.
Volkmar, F. R. & Wiesner, L. A. (2019). Autismo. Guia essencial apra compreensão e tratamento. Porto Alegre: ARTMED.
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