Wednesday, February 17, 2016

Aprender a ler as palavras e a interpetrar textos

Como aprender a ler as palavras? Como melhorar a compreensão de textos?

A aprendizagem da leitura pode ser simplificada em duas etapas, parcialmente superponíveis: aprender a ler as palavras e melhorar a compreensão de texto.

A aprendizagem da leitura de palavras isoladas é uma tarefa cognitivamente menos complexa. Depende da habilidade de decodificação fonológico-ortográfica e de muita prática para adquirir fluência. Ao todo, são necessários três anos de trabalho intenso para adquirir fluência em leitura.


A compreensão de textos é bem mais complexa, dependendo de uma série de mecanismos cognitivos, inclusive da inteeligência. O caminho mais acessível para melholrar a compreensão de textos é aumentar o vocabulário, o conhecimento de mundo. Nâo existem técnicas assemânticas para melhroar a compreensão de textos. A gente só consegue compreender textos sobre aquilo que conhece alguma coisa. Então, É preciso aumentar o estoque de conhecimentos sobre um assunto, trabalhar a compreensão de textos sobre aquele assunto. Passar para outro assunto e para outro e assim por diante. Não existe técnica de compreensão de textos isenta da conteúdo.

Os preconceitos contra o treinamento e contra o conhecimento factual são apenas desculpas para a ignorância, das professoras, dos alunos, dos pais e das autoridades. A escola precisa aprender a motivar os alunos para o trabalho árduo. Nâo existe mágica para aprender. A escola precisa ser preenchida e não esvaziada de conteúdo.

A psicologia cognitiva e comportamental já descobriu muita coisa sobre como motivar para o estudo e como os indivíduos adquirem e armazenam conhecimentos.Por que fazer de conta que não aconteceu nada na psicologia desde Vygotsky, Wallon e Piaget? Por que reverenciar um débil mental como o Paulo Freire?

No comments:

Post a Comment