Wednesday, July 06, 2016

Duas habilidades cognitivas podem se correlacionar e, ao mesmo tempo, se dissociar?

A resposta é sim e permite fazer algumas inferências muito interessantes. Baldo e Dronkers (2007) examinaram um grupo de 68 pacientes afásicos. Empregaram duas tarefas da Western Aphasia Battery. O teste de aritmética avalia a resolução das quatro operações aritméticas. A maioria dos itens compreende apenas problemas de um algarismo. O teste de compreensão de sentenças avalia a discriminação do agente vs. paciente de uma ação na voz ativa e na voz passiva. As autoras observaram uma correlaçao de r = 0,48 entre aritmética e compreensão. Isto sugere que os tipos de tarefas compartilham recursos cognitivos (vide Figura 1).

 
Figura 1 – Correlação e dissociação entre aritmética e compreensão de sentenças em 68 pacientes afásicos. A correlação entre as duas habilidades foi igual a r = 0,48, mas dois pacientes tiveram comprometimento apenas da compreensão e outros dois apenas da aritmética. Dados de Baldo & Dronkers (2007).

Ao mesmo tempo, dois pacientes apresentaram problemas com a compreensão sem problemas de aritmética e dois pacientes apresentarem a dissociação oposta, com dificulades de aritmética e compreensão normal. A dupla dissociação entre aritmética e compreensão de sentenças sugere que, apesar de correlacionadas, as duas habilidades dependem de substratos cognitivos ao menos parcialmente independentes.

O exame dos padrões de lesão nos pacientes explica os achados comportamentais. O comprometimento da aritmética foi associado a lesões mais localizadas no córtex parietal inferior (giro angular e giro supramarginal).

A distribuição das lesões associadas com déficits na compreensão foi mais ampla, incluindo regiões no córtex temporal  (giros temporal médio e superior). Houve sobreposição parcial entre alguns loci lesionais associados com déficits na aritmética e na compreensão, principalmente no córtex pré-frontal ínfero-lateral.

Como esses resultados podem ser interpretados? A ocorrência simultânea de correlação e dissociação dupla entre duas habilidades cognitivas sugere uma localização distribuída dos processos cognitivos (Sbicigo et al., 2016).

As correlações estrutura-função em neurociência cognitiva são multiplexadas. Mas não são inespecíficas. Múltiplas áreas cerebrais são recrutadas por diferentes processos cognitivos. Muitas vezes há sobreposição entre as áreas recrutadas por um processo e outro. Mas também há disjunções. Ou seja, algumas áreas são ativadas apenas por um tipo de processo e não por outro.

A primeira compreensão sobre a organização neural subjacente a esses múltiplos padrões de associação e dissociação foi postulada pela primeira vez por Luria (1980). De acordo com Luria, um determinado sistema funcional recruta diferentes áreas cerebrais, algumas das quais podem ser compartilhadas por outros sistemas.

Em uma linguagem mais  contemporânea pode-se falar assim. Uma rede neural específica corresponde a um padrão espaço-temporal de ativação de múltiplas regiões cerebrais. Algumas regiões podem ser compartilhadas entre diversas  redes neurais. Mas os padrões espaço-temporais de ativação são distintos, específicos. A especificidade de um sistema neural não é dada apenas por sua localização, mas pela dinâmica de ativação.


Referências

Baldo, J. V., & Dronkers, N. f. (2007).  Neural correlates of arithmetic and language comprehension: a common substrate? Neuropsychologia, 45, 229-235.

Luria, A. R. (1980). Higher cortical functions in man (2nd ed.). New York: Basic Books.

Sbicigo, J. G., Piccolo, JL. R., Becker, N., Vedana, s. N., Rodrigues, J. C., Salles, J. F., * Haase, V. G. (2016). Current perspective on the anatomo-clinical mehtod in neuropsychology. Psychology & Neuroscience, 9, 198-214.















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