Friday, September 02, 2016

CURSO DE VERÃO: A HISTÓRIA CLINICA EM NEUROPSICOLOGIA ESCOLAR.

Logo,, logo, vou divulgar o curso de verão sobre história clinica em neuropsicologia escolar, o qual vai acontecer em dezembro de 2016.

Para me inspirar, eu escolhi essa foto aí do Ernst Moro (1874-1951). Esse aí é outro Moro, não aquele. Mas é um Moro muito importante para a neuropsicologia do desenvolvimento. O Ernst Moro foi um pioneiro da neuropediatria,, tendo trabalhado com o exame neurológico de recém-nascidos e descoberto, entre outras coisas, o famoso reflexo que leva seu nome (Weirich & Hoffmann, 2005), O exame neurológico do recém nascido é prognóstico do desenvolvimento, incluindo as dificuldades de comportamento e aprendizagem com as quais lidamos na neuropsicologia escolar. Constitui uma espécie de arqueologia da reprodução humana, da fecundação ao parto, passando pela gestação, com potencial para vaticinar o comportamento e a aprendizagem na escola.





O curso vai acontecer na FAFICH da UFMG entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2016, sendo dividido em dois módulos. O módulo teórico, com 20 horas de duração será ministrado por mim e versará sobre os fundamentos conceituais, metodológicos e práticos da história clinica em neuropsicologia escolar. O módulo prático terá 12 horas de duração e acontecerá à tarde entre os dias 13 e 15 de dezembro. No módulo prático os alunos terão oportunidade de discutir casos clinicos apresentados pela equipe do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND-UFMG).


Programação do módulo teórico

Processo diagnóstico em neuropsicologia
Gramática da anamnese
Ética da anamnese
Estrutura da anamnese
Relatório e aconselhamento neuropsicológicos


Referência

Weirich, A. & Hoffmann, G. F. (2005). Ernst Moro (1874-1951) - A great pediatric career started at the rise of university-based pediatric research but was curtailed in the shadows of Nazi laws. European Journal of Pediatrics, 164, 599-606.

No comments:

Post a Comment