Uma
das dificuldades que o principiamente enfrenta ao aprender a fazer uma anamnese
em neuropsicologia do desenvolvimento diz respeito aos marcos do
desenvolvimento. Leva um certo tempo e requer uma certa experiência para construir
um modelo mental que permita julgar se a criança ou adolescente está atingindo
os marcos do desenvolvimento;
Ao
coletar os dados do desenvolvimento de criança precisamos decidir se o seu
desenvolvimento está se processando da forma esperada, se está havendo algum
atraso ou discrepância, se houve um período de desenvolvimento seguido de uma
parada ou involução etc. Para isso é preciso saber a idade na qual as crianças
começam a falar, falam suas primeiras palavras, falam frases etc. A idade em
que que as crianças param de fazer cocô nas fraldas, xixi na cama. O tipo de
brincadeira ou atividade social e o seu significado em cada fase do
desenvolvimento etc.
Essas
informações não estão facilmente acessíveis em uma obra de referência. Ou ao
menos não na medida em que o clinico precisa delas. Quando os autores fornecem
algum referencial quanto aos marcos do desenvolvimento, esse geralmente é
incompleto, inadequado para a realidade brasileira ou muito pouco informado do
ponto de vista psicológico. Isto é, os marcos do desenvolvimento são, na
maioria das vezes, construídos de forma empírica sem que fique clara sua
conexão com construtos psicológicos que podem ser relevantes do ponto de vista
cognitivo ou psicopatológico.
M.
S. Thambirajah é um psiquiatra britânico que tentou sanar essa lacuna de
conhecimento. Escreveu um belíssimo livro, apresentando os marcos do
desenvolvimento na idade de escolar, de forma prática porém teoricamente
informada (Thambirajah, 2011). O livro é macetoso. As informações são
apresentadas de forma fácil, acessível, muitas vezes sob a forma de tabelas.
Mas, o que é mais importante é que o modelo mental subjacente ao
desenvolvimento considera os avanços teóricos e empíricos mais recentes da
psicologia e psicopatologia do desenvolvimento. É um trabalho maravilhoso de
integração entre ciência básica e clinica. Ìmpar.
Cada
clinico precisa construir seu modelo mental do desenvolvimento na infância,
idade escolar e adolescência. O livro de Thamrirajah (2011) é um abridor
de caminhos. Seria legal se alguma
editora brasileira se interessasse por ele.
Referência
Thambirajah, M. S.
(2011). Developmental assessment of the school-aged child with developmental
disabilities. A
clinician's guide. London: Jessica Kingsley.
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