Wednesday, October 19, 2016

COMO AVALIAR OS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO?




Uma das dificuldades que o principiamente enfrenta ao aprender a fazer uma anamnese em neuropsicologia do desenvolvimento diz respeito aos marcos do desenvolvimento. Leva um certo tempo e requer uma certa experiência para construir um modelo mental que permita julgar se a criança ou adolescente está atingindo os marcos do desenvolvimento;

Ao coletar os dados do desenvolvimento de criança precisamos decidir se o seu desenvolvimento está se processando da forma esperada, se está havendo algum atraso ou discrepância, se houve um período de desenvolvimento seguido de uma parada ou involução etc. Para isso é preciso saber a idade na qual as crianças começam a falar, falam suas primeiras palavras, falam frases etc. A idade em que que as crianças param de fazer cocô nas fraldas, xixi na cama. O tipo de brincadeira ou atividade social e o seu significado em cada fase do desenvolvimento etc.

Essas informações não estão facilmente acessíveis em uma obra de referência. Ou ao menos não na medida em que o clinico precisa delas. Quando os autores fornecem algum referencial quanto aos marcos do desenvolvimento, esse geralmente é incompleto, inadequado para a realidade brasileira ou muito pouco informado do ponto de vista psicológico. Isto é, os marcos do desenvolvimento são, na maioria das vezes, construídos de forma empírica sem que fique clara sua conexão com construtos psicológicos que podem ser relevantes do ponto de vista cognitivo ou psicopatológico.



M. S. Thambirajah é um psiquiatra britânico que tentou sanar essa lacuna de conhecimento. Escreveu um belíssimo livro, apresentando os marcos do desenvolvimento na idade de escolar, de forma prática porém teoricamente informada (Thambirajah, 2011). O livro é macetoso. As informações são apresentadas de forma fácil, acessível, muitas vezes sob a forma de tabelas. Mas, o que é mais importante é que o modelo mental subjacente ao desenvolvimento considera os avanços teóricos e empíricos mais recentes da psicologia e psicopatologia do desenvolvimento. É um trabalho maravilhoso de integração entre ciência básica e clinica. Ìmpar.

Cada clinico precisa construir seu modelo mental do desenvolvimento na infância, idade escolar e adolescência. O livro de Thamrirajah (2011) é um abridor de  caminhos. Seria legal se alguma editora brasileira se interessasse por ele.


Referência

Thambirajah, M. S. (2011). Developmental assessment of the school-aged child with developmental disabilities. A clinician's guide. London: Jessica Kingsley.

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