Monday, June 05, 2017

MOTIVOS COMPORTAMENTAIS PARA A AVERSÃO À ESCOLA







Dimensões do engajamento com atividades na adolescências (cf. Larson, 2000);




O que acontece quando os pais dão uma ordem? (cf. Barkley, 1997).

Reforçamento diferencial: Ciclo vicioso de interações familiares quando a criança apresenta alguma deficiência ou problema comportamental/motivacional (Modificado a partir de Gauggel, Konrad & Wietasch, 1997).

LEITURAS SUGERIDAS



Haase, V. G. (2015). Motivação, aprendizagem e disciplina: os pais são apenas o arco pelo qual a evolução lança os genes de uma geração para outra. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano (http://npsi-dev.blogspot.com.br/2015/12/motivacao-aprendizagem-e-disciplina-os.html).

Haase, V. G., Oliveira, L. F. S., Pinheiro, M. I. S., Andrade, P. M. O., Ferreira, F. O., de Reitas, P. M., Jaeger, A., & Teodoro, M. L. M. (2016). Como a neuropsicologia pode contribuir para a educação de pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo? Pedagogia em Ação, 8, 209-230 (http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/12870/10072).

Larson, R. W. (2000).  Toward a psychology of positive youth development. American Psychologist, 55, 170-183.

No comments:

Post a Comment