Saturday, June 03, 2017

POR QUE OS ALUNOS NÃO GOSTAM DA ESCOLA? Curso de Férias 2017





Módulo teórico: Por que os alunos não gostam da escola? Contribuições das ciências cognitivas


Docente: Vitor Geraldi Haase

Carga horária: 20 horas-aula

Data e horário: 10 a 13 de julho de 2017, de 8:00 às 12:30 horas

Ementa

Fenômenos como ansiedade de desempenho, indisciplina, tédio e falta de motivação para estudar constituem importantes  problemas educacionais contemporâneos. O curso revisará os mecanismos cognitivos, comportamentais, neurais e evolucionários que podem explicar as razões pelas quais a escola é aversiva para um número crescente de crianças e jovens. A compreensão das causas e mecanismos subjacentes sugere estratégias cognitivas e comportamentais para promover a motivação para o estudo.

Programa

10/07/2017 – Mecanismos cognitivos
Ementa: Discrepância entre o currículo e o perfil de habilidades/interesses do aluno. Sobrecarga cognitiva associada à aprendizagem de habilidades biologicamente secundárias. Experiências negativas, auto-eficácia, ansiedade de desempenho.

11/07/2017 – Mecanismos comportamentais
Ementa: Natureza aversiva ou ao menos não-reforçatória de muitas atividades escolares. Reforçamento diferencial de comportamentos inadequados.

12/07/2017 – Mecanismos neurais
Características do cérebro adolescente. Temperamento. Modelo triádico do comportamento motivado. Amadurecimento diferencial  de circuitos cerebrais cognitivos e da recompensa.

13/08/2017 – Mecanismos evolucionários
Seleção sexual e estratégias reprodutivas na espécie humana. Modelo de “previsão do tempo” da ecologia reprodutiva humana. Padrões de formação de vinculo e trilhas do desenvolvimento ontogenético. Organização sócio-sexual e desenvolvimento humano.





Módulo prático I: Avaliação neuropsicológica (opcional)

Docente
Lívia de Fátima Silva Oliveira
Psicóloga. Doutoranda em Neurociências/UFMG. Colaboradora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento/UFMG.

Ementa: Aplicação, correção e interpretação dos principais testes neuropsicológicos usados em uma avaliação.

Programa 
  • Testes: Nine-hole peg test;  Digit span; Cubos de Corsi; Figura de Rey; RAVLT; Stroop Victoria; Torre de Londres; Repetição de pseudopalavras;Supressão de fonemas; Ditado e leitura de números;Problemas aritmético.
  • Discussão de casos clínicos e confecção de relatórios
Duração: 8 horas-aula.
 
Data e horário: 10 e 11 de julho (Segunda e terça), das 13:30 às 17:30 horas.



 Não perca o livro do LND-UFMG sobre avaliação neuropsicológico
 a ser lançado brevemente

 
Módulo prático II: Treinamento de pais (opcional)

Docentes

Maria Isabel dos Santos Pinheiro
Psicóloga/PUC-MG. Doutora em Ciências da Saúde/UFMG. Colaboradora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento/UFMG.

Flávia Neves Almeida
Psicóloga/UFMG. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente/UFMG. Colaboradora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento/UFMG.
 
Ementa: Manejo de comportamentos problemas na infância através de treinamento comportamental de pais.

Programa 

Introdução aos progras de treinamento de pais (PTP)
Estilo parental e habilidades sociais educativos
Como elaborar um PTP

Duraçâo: 8 horas-aula.

Data e horário: 12 e 13 de julho (quarta e quinta), das 13:30 às 17:30 horas




Vagas: máximo de 100 (cem) e mínimo de 30 (trinta) alunos.

Público-alvo: Estudantes e profissionais de psicologia e da área da saúde e educação (Medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, pedagogia, etc.)
 
Local: Auditório Bicalho (Fafich-UFMG)
Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus UFMG

 




No comments:

Post a Comment