Monday, June 05, 2017

MOTIVOS EVOLUCIONÁRIOS PARA A AVERSÃO À ESCOLA




Experiências iniciais, processamento de informação, modelagem e a trajetória de internalizante em meninas (cf. Dodge, 1993).



Experiências iniciais, processamento de informação, modelagem e a trajetória de externalizante em meninos (cf. Dodge, 1993).










Modelo de previsão do tempo: Experiências iniciais e estratégias reprodutivas humanas (cf. Belsky, Steinberg & Draper, 1991)


LEITURAS RECOMENDADAS



Belsky, J, Steinberg, L, Draper, P. (1991). Childhood experience, interpersonal development, and reproductive strategy: and evolutionary theory of socialization. Child Development, 62, 647-70.

Dodge, K. A. (1993). Social-cognitive mechanisms in the development of conduct disorder and depression. Annual review of psychology, 44(1), 559-584

Haase, V. G. (2009). O desenvolvimento humano como busca de felicidade. In V. G. Haase, F. O. Ferreira & F. J. Penna (Orgs.) Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência (pp. 601-635). Belo Horizonte: COOPMED (ISBN: 978-85-7825-003-4).

Vasconcellos, S. J. L., Picon, P., & Gauer, G. J. C. (2006a). A modelagem dos comportamentos agressivos e as ciências cognitivas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2), 163-168.

Vasconcellos, S. J. L., Picon, P., Prochnow, L. P., & Gauer, G. J. C. (2006b). O processamento das informações sociais em crianças eadolescentes agressivos. Estudos de Psicologia (Natal), 11(3), 275-279.

No comments:

Post a Comment