Escreveram-me inbox pedindo recomendações de leitura. Faço com o maior prazer. A formação em pedagogia no Brasil se restringe a Piaget, Vygotsky, Wallon e Freire. Infelizmente, a formação em pedagogia ignora tudo que aconteceu em psicologia nos últimos 50 anos. Abaixo segue uma lista dos meus livros prediletos, relevantes para a teoria educacional a partir de uma perspectiva cognitivo-evolucionária.
Sugiro começar pelo livro do Willingham (2009), passando logo em seguida para o livro da Christodoulou (2014). Esses dois livros fornecem a luz para entender o que está errado na educação e o que pode ser feito para melhorar. O Willingham (2009) apresenta a teoria simples da aprendizagem, a qual é é o caminho da roça para aplicar a ciência cognitiva à educação.
Esses dois livros mudaram a minha vida. Eles me ajudaram a compreender porquê e como a ciência cognitiva pode contribuir, sendo imprescíndivel para a educação. Não tem como educar sem entender como as crianças se desenvolvem e aprendem. Ao fim a ao cabo, desenvolvimento e aprendizagem são a mesma coisa e o conhecimento científico sobre o assunto não pode ser ignorado. A ciência não resolve tudo. Mas ignorar o conhecimento científico é ignorância.
Reparem que muito poucos livros têm a raiz "neuro" no título. Tem muita coisa de psicologia que os professores precisam aprender antes de chegar na "neuro".
É claro que essa coletânea é uma escolha pessoal. Tem muito mais coisa boa rolando por aí que eu nem conheço. Mas acho que esses livros fornecem o caminho da roça. Obviamente não dá para ler tudo de uma hora para outra. Então é importante ler um livro de cada vez.
CAMINHO DA ROÇA
Belsky e cols. (2020), Geary (2005) e Tomasello (2019) situam a educação no contexto evolucionário.
Asbury e Plomin (2013). Plomin (2019) e Murray (2020) desmistificam a genética, demanchando preconceitos e mostrando sua importância no contexto educacional.
Dehaene (2009, 2011, 2020) dá o caminho da roça para entender como as crianças aprendem a ler e escrever e a fazer contas.
Fletcher e cols. (2019) e Pennington e cols. (2019) são os livros mais completos e atuais sobre dificuldades de aprendizagem.
Sweller e cols. (2001) articulam a teoria da sobrecarga cognitiva, discutindo as implicações educacionais das limitações de processamento na memória de trabalho e a importância dos métodos instrucionais.
Hirsch (2006) argumenta de forma incisiva sobre a importância da transmissão de conhecimento na educação.
Rosenberg (2018) discute a importância da estrutura narrativa para a cognição humana e aprendizagem.
Kirschner e cols, (2020) republicam e comentam os clássicos da psicologia da educação.
James (1900) é o texto clássico sobre a relação entre a psicologia como ciência de base e a pedagogia como ciência aplicada.
Willingham (2012) provê ferramentas intelectuais para distinguir ciência de picaretagem na educação.
de Bruyckere e cols. (2015, 2020) fazem uma faxina nas lendas educacionais urbanas.
Caplan (2018), Furedi (2010), Murray (2008), Rothbard (1999), Sowell (2010, 2020) e Tooley (2009) discutem os problemas político-morais subjacentes à coerção estatal, relativismo e narcisismo cultural que permeiam a educação no mundo contemporâneo.
REFERÊNCIAS
Asbury, K., & Plomin, R. (2013). G is for genes. The impact of genetics on educational achievement. Oxford: Wiley Blackwell.
Ashman, G. (2018). The truth about teaching. An evidence-informed guide for new teachers. London: Sage.
Belsky, J., Caspi, A., Moffitt, T. E. & Poulton, R (2020). The origins of you. How childhood shapes later life. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Caplan, B. (2018). The case against education. Why the education system is a waste of time and money. Princeton, NJ: Princeton University Press.
Christodoulou, D. (2014). Seven myths about education. London: Routledge / The Curriculum Centre.
de Bruyckere, P., Kirschner, P. A. & Hulshof, C. D. (2015). Urban myths about learning and education. Amsterdam: Academic Press.
de Bruyckere, P., Kirschner, P. A. & Hulshof, C. D. (2020). More urban myths about learning and education. Challenging eduquacks, extraordinary claims and alternative facts. London: Routledge.
Dehaene, S. (2009). Reading in the brain. The new science of how we read. New York: Penguin.
Dehaene, S. (2011). The number sense. How the mind creates mathematics (Revised and expanded edition). New York: Oxford University Press.
Dehaene, S. (2020). How we learn. Why brains learn better than any machine… for now. New York: Viking.
Fletcher, J. M., Lyon, G. R., Fuchs, L. S. & Barnes, M. A. (2019). Learning disabilities. From identification to intervention (2a. ed.). New York: Guilford.
Furedi, F. (2010). Wasted: why education isn't educating. London: Bloomsbury.
Geary, D. C. (2005). The origin of mind. Washington, DC: American Psychological Association.
James, W. (1900). Talks to teachers and students. New York: Holt
Kirschner, P. A. & Hendrick, C. (eds.) (2020). How learning happens. Seminal works in educational psychology and what they mean in practice. London: Routledge.
Pennington, B. F., McGrath, L. M. & Peterson, R. L. (2019). Diagnosing learning disorders. From science to practice. New York: Guilford.
Plomin, R. (2019). Blueprint. How DNA makes us who we are. Cambridge, MA: MIT Press.
Hirsch Jr., E. D. (2006). The knowledge deficit. Closing the shocking education gap for American children. Boston: Houghton Mifflin
Murray, C. (2008). Real education. Four simple truths for bringing America’s schools back to reality. New York: Three Rivers.
Murray, C. (2020). Human diversity. The biology of gender, race, and class. New York: Twelve.
Rosenberg, A. (2018). How history gets things wrong: The neuroscience of our addiction to stories. Cambridge, MA: MIT Press.
Rothbard, M. N. (1999). Education. Free & compulsory. Auburn, AL: Ludwig von Mises Institute.
Sowell, T. (2010). Inside American education: the decline, the deception, the dogmas. New York: Simon & Schuster.
Sowell, T. (2020). Charter schools and their enemies. New York: Basic Books.
Sweller, J., Ayres, P., & Kalyuga, S. (2011). Cognitvie load theory. New York: Springer.
Tomasello, M. (2019). Becoming human: a theory of human ontogeny. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Tooley, J. (2009). The beautiful tree. A personal journey into how the world's poorest people are educating themselves. Washington, DC: CATO Institute.
Willingham, D. T. (2009). Why don't students like the school? A cognitive scientist answers questons about how the mind workds and what it means for the classroom. San Francisco: Jossey-Bass.
Willingham, D. T. (2012). When can you trust the experts? How to tell good science from bad in education. San Francisco: Jossey-Bass.
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