Monday, February 18, 2019

ESTRUTURA FAMILIAR E DESEMPENHO ESCOLAR

Egalité, A. J. (2016). How family background influence student achievement. Can schools narrow the gap? EducationNext, 16, 70-76.


Traduzido por Vitor Geraldi Haase (com ajuda do GoogleTradutor)



No fim de semana anterior ao 4 de julho de 1966, o Departamento de Educação dos EUA divulgou discretamente um relatório de 737 páginas que resumia um dos estudos mais abrangentes sobre educação americana já realizados. Abrangendo cerca de 3.000 escolas, cerca de 600.000 estudantes e milhares de professores, e produzido por uma equipe liderada pelo sociólogo James S. Coleman, da Universidade Johns Hopkins, “Equality of Educational Opportunity” foi recebido com um silêncio perceptível. De fato, o momento da publicação foi determinado por um dos truques mais antigos no manual de relações públicas - anunciar resultados desfavoráveis ​​em um feriado importante, quando nem o público nem a mídia estão prestando muita atenção.



Para desalento dos funcionários federais, o Relatório Coleman concluiu que “as escolas são notavelmente similares no efeito que têm sobre a realização de seus alunos quando o contexto socioeconômico dos alunos é levado em conta”. Ou, como supostamente um sociólogo disse ao pesquisador/político Daniel Patrick Moynihan, "Você já se sabe do resultado de Coleman: a família é tudo? "



As conclusões do Relatório Coleman sobre as influências do lar e da família estavam em desacordo com o paradigma do dia. A conclusão politicamente inconveniente de que os antecedentes familiares explicavam mais as realizações de uma criança do que os recursos escolares contrariava as prioridades contemporâneas, que se concentravam em melhorar os insumos educacionais, como níveis de gastos escolares, tamanho das turmas e qualidade dos professores. De fato, menos de um ano antes da publicação do Relatório Coleman, o presidente Lyndon Johnson havia sancionado a Lei do Ensino Fundamental e Secundário, dedicando fundos federais a estudantes desfavorecidos por meio de uma seção intitulada "Título 1" que ainda continua sendo o maior investimento na educação básica, atualmente atingindo aproximadamente 21 milhões de estudantes a um custo anual de cerca de US $ 14,4 bilhões.



Então, o que exatamente Coleman descobriu? As diferenças entre as escolas em suas instalações e funcionários “são tão pouco relacionadas aos níveis de aproveitamento dos alunos que, com poucas exceções, seu efeito não aparece mesmo em uma pesquisa dessa magnitude”, concluíram os autores.




Calibrando pelo Contexto Familiar



O painel consultivo de Coleman recusou-se a assinar o relatório, citando "preocupações metodológicas" que continuam a reverberar. Pesquisas subseqüentes corroboraram a constatação de que o background familiar está fortemente correlacionado com o desempenho dos alunos na escola. Uma correlação entre o histórico familiar e o sucesso educacional e econômico, no entanto, não nos diz se a relação entre os dois é independente de quaisquer impactos escolares. As associações entre a vida doméstica e o desempenho escolar que Coleman documentou podem, na verdade, ser guiadas por disparidades na qualidade da escola ou da vizinhança, em vez de influências familiares. Frequentemente, as famílias escolhem as escolas de seus filhos selecionando sua comunidade ou vizinhança, e as crianças cujos pais selecionam boas escolas podem se beneficiar como conseqüência. Na difícil indagação de descobrir os determinantes do sucesso acadêmico dos alunos, portanto, é importante confiar em pesquisas experimentais ou quase-experimentais que identifiquem os efeitos do histórico familiar que operam separadamente e independentemente de quaisquer efeitos escolares.



Neste ensaio, analiso quatro variáveis ​​familiares que podem influenciar o desempenho dos alunos: educação familiar, renda familiar, atividade criminosa dos pais e estrutura familiar. Considero, então, as maneiras pelas quais as escolas podem compensar os efeitos desses fatores.



Educação Parental. Pais mais instruídos tendem a considerar a qualidade das escolas locais ao selecionar um bairro para morar. Quando seus filhos entram na escola, os pais instruídos também têm maior probabilidade de prestar atenção à qualidade dos professores de seus filhos e podem tentar garantir que seus filhos sejam atendidos adequadamente. Ao participar de reuniões entre pais e professores e voluntariado na escola, eles podem incentivar a equipe a atender às necessidades individuais de seus filhos.



Além disso, os pais altamente instruídos têm maior probabilidade de ler para os filhos do que os colegas menos instruídos. Pais educados aprimoram o desenvolvimento e o capital humano de seus filhos, utilizando suas próprias habilidades linguísticas avançadas na comunicação com seus filhos. Eles são mais propensos a colocar questões em vez de diretivas e empregam um vocabulário mais amplo e complexo. As estimativas sugerem que, aos 3 anos, as crianças cujos pais recebem assistência social ouvem menos de um terço das palavras encontradas por seus pares de renda mais alta. Como resultado, os filhos de pais altamente qualificados são capazes de falar de forma mais complexa e têm vocabulários mais extensos antes mesmo de começar a escola.



Pais altamente educados também podem usar seu capital social para promover o desenvolvimento de seus filhos. Uma rede social coesa de indivíduos bem-educados socializa as crianças a esperar que elas também alcancem altos níveis de sucesso acadêmico. Também pode transmitir capital cultural, ensinando às crianças os comportamentos específicos, padrões de fala e referências culturais que são valorizadas pela elite educacional e profissional.



Na maioria dos estudos, a educação dos pais foi identificada como o único e mais forte correlato do sucesso das crianças na escola, o número de anos que freqüentam a escola e seu sucesso mais tarde na vida. Como a educação dos pais influencia a aprendizagem das crianças tanto diretamente quanto através da escolha de uma escola, não sabemos quanto da correlação pode ser atribuído ao impacto direto e quanto aos fatores relacionados à escola. Desprezar o impacto causal distinto da educação dos pais é complicado, mas dada a forte associação entre a educação dos pais e o desempenho dos alunos em todas as sociedades industrializadas, o impacto direto é, sem dúvida, substancial. Além disso, estratégias quase experimentais de intervenção encontraram efeitos positivos da educação dos pais nos resultados das crianças. Por exemplo, um estudo de crianças coreanas adotadas em famílias americanas mostra que o nível de educação da mãe adotiva está significativamente associado ao nível educacional da criança.



Renda familiar. Tal como acontece com a educação dos pais, a renda familiar pode ter um impacto direto nos resultados acadêmicos da criança, ou variações no desempenho poderiam ser simplesmente uma função da escola que a criança frequenta: pais com maiores recursos financeiros podem identificar comunidades com escolas de maior qualidade e escolher bairros de alto custo - os lugares onde as escolas provavelmente são boas. Pais mais abastados também podem usar seus recursos para garantir que seus filhos tenham acesso a uma gama completa de atividades extracurriculares na escola e na comunidade.



Mas não é difícil imaginar efeitos diretos da renda no desempenho dos alunos. Os pais que estão lutando para sobreviver simplesmente não têm tempo nem recursos para verificar o dever de casa, levar as crianças para atividades recreativas, organizar visitas a museus ou ajudar os filhos a planejar a faculdade. Trabalhar em vários empregos ou turnos inconvenientes dificulta a dedicação de tempo para jantares em família, o cumprimento de um horário de dormir consistente, a leitura para bebês e crianças pequenas, ou o investimento em aulas de música ou clubes esportivos. Mesmo pequenas diferenças no acesso às atividades e experiências que são conhecidas por promover o desenvolvimento do cérebro podem se acumular, resultando em uma lacuna considerável entre dois grupos de crianças definidos por circunstâncias familiares.



É um desafio encontrar evidências experimentais ou quase experimentais rigorosas para separar os efeitos diretos da vida doméstica dos efeitos da escola que uma família escolhe. Embora Coleman afirmasse que a família e os colegas tinham um efeito sobre o desempenho dos alunos que era diferente da influência das escolas ou dos bairros, o design da sua pesquisa era inadequado para sustentar essa conclusão. Tudo o que ele conseguiu mostrar foi que as características da família tinham uma forte correlação com o desempenho dos alunos.



Separar os efeitos independentes da educação familiar e da renda familiar também é difícil. Não sabemos se a baixa renda e a instabilidade financeira por si só podem afetar negativamente o comportamento das crianças, a estabilidade emocional e os resultados educacionais. Evidências de experimentos com restituição do impostod e renda realizados pelo governo federal entre 1968 e 1982 mostraram apenas efeitos mistos da renda sobre os resultados das crianças, e o trabalho subsequente de Susan Mayer, da Universidade de Chicago, lançou dúvidas sobre qualquer relação causal entre renda dos pais e filhos. bem-estar. No entanto, um estudo recente de Gordon Dahl e Lance Lochner, explorando a variação quase experimental no Earned Income Tax Credit, fornece evidências convincentes de que aumentos na renda familiar podem elevar os níveis de realização de estudantes criados em famílias de baixa renda, fatores constantes.



Encarceramento Parental. O Bureau of Justice Statistics informa que 2,3% das crianças norte-americanas têm pai ou mãe em presídios federais ou estaduais. As crianças negras têm probailidade 7,5 vezes maior ​​e as crianças hispânicas 2,5 vezes maior que as brancas de ter um pai encarcerado. O encarceramento remove um assalariado da casa, diminuindo a renda familiar. Uma estimativa sugere que dois terços dos pais encarcerados forneciam a fonte primária de renda familiar antes de sua prisão. Como resultado, crianças com um dos pais na prisão correm maior risco de ficar sem moradia, o que, por sua vez, pode ter consequências graves: o recebimento de serviços sociais e médicos e a alocação para uma escola pública tradicional exigem um endereço domiciliar estável. A tensão emocional do encarceramento de um dos pais também pode prejudicar o desempenho de uma criança na escola.



A quantificação dos efeitos causais do encarceramento parental provou ser um desafio, no entanto. Enquanto a pesquisa correlacional descobre que as chances de terminar o ensino médio são 50% mais baixas para crianças com um pai encarcerado, os pais que estão na prisão podem ter menos instrução, menor renda, acesso mais limitado a escolas de qualidade e outros atributos que afetam adversamente seus filhos sucesso na escola. Uma recente revisão de 22 estudos sobre o efeito do encarceramento dos pais sobre o bem-estar infantil conclui que, até o momento, nenhuma pesquisa nessa área foi capaz de alavancar um delineamento natural para produzir estimativas quase experimentais. O tamanho do impacto causal que o encarceramento dos pais tem sobre as crianças continua sendo um tópico importante, mas largamente inexplorado, para pesquisas futuras.



Estrutura familiar. Enquanto a maioria das crianças americanas ainda vive com seus pais biológicos ou adotivos, as estruturas familiares se tornaram mais diversas nos últimos anos, e os arranjos de vida se tornaram cada vez mais complexos. Em particular, a família de dois pais está desaparecendo entre os pobres.



Aproximadamente dois quintos das crianças dos EUA sofrem dissolução do vínculo entre os pais até os 15 anos e dois terços desse grupo vêm sua mãe formar um novo relacionamento conjugal dentro de seis anos. Muitos pais hoje escolhem a coabitação ao invés do casamento, mas a instabilidade de tais parcerias é ainda maior. No caso de nascimentos não conjugais, estima-se que 56% dos pais vivem longe de seus filhos até o terceiro aniversário. Esses padrões podem ter sérias implicações para o bem-estar da criança e para o sucesso escolar (veja a Figura 1). Os pais solteiros têm menos tempo para as atividades enriquecedoras do desenvolvimento da criança [...]. O Departamento do Censo dos EUA informa que crianças de 1 a 2 anos que moram com dois pais casados têm oportunidade de ouvir leituras pelos pais em média 8,5 vezes por semana. A estatística correspondente para seus pares que vivem com um pai solteiro é de 5,7 vezes. E é provável que as famílias com pai e mãe em geral tenham muitos outros atributos que afetam o nível educacional, a saúde mental, o desempenho do mercado de trabalho e a formação da família de seus filhos. Evidências quase-experimentais mais rigorosas também documentam efeitos negativos significativos da ausência de um pai sobre o nível educacional das crianças e o desenvolvimento social e emocional, levando a um aumento do comportamento antissocial. Esses efeitos são maiores para os meninos.





Uma pesquisa recente do economista do MIT David Autor e seus colegas gerou estimativas quase-experimentais de antecedentes familiares ao explicar simultaneamente o impacto do ambiente de vizinhança e qualidade da escola para investigar por que os meninos se saem pior do que meninas em famílias desfavorecidas. Comparando meninos com suas irmãs em um conjunto de dados que inclui mais de 1 milhão de crianças nascidas na Flórida entre 1992 e 2002, os autores demonstram um hiato de gênero persistente nas taxas de graduação e evasão, incidência de deficiências comportamentais e cognitivas e pontuação nos testes padronizados.




Políticas para combater a desvantagem familiar



Os formuladores de políticas que estão avaliando abordagens concorrentes para combater a influência da desvantagem familiar enfrentam uma escolha difícil: eles devem tentar melhorar as escolas (para superar os efeitos do histórico familiar) ou abordar diretamente os efeitos da origem familiar?



A questão é crítica. Se o histórico familiar é decisivo, independentemente da qualidade da escola, então o caminho para a igualdade de oportunidades será longo e difícil. Aumentar o nível de educação dos pais é um desafio multigeracional, enquanto reduzir as disparidades crescentes na renda familiar exigiria mudanças massivas nas políticas públicas, e reverter o crescimento na prevalência de famílias monoparentais também seria um desafio. E, enquanto os esforços para reduzir as taxas de encarceramento estão em andamento, as taxas de criminalidade nos EUA permanecem entre as mais altas do mundo. Diante desses obstáculos, se as próprias escolas puderem compensar as diferenças no contexto familiar, as chances de alcançar uma sociedade mais igualitária melhoram muito.



Por essas razões, os estudiosos precisam continuar a abordar a questão da causalidade levantada pelo estudo pioneiro de Coleman. Embora os obstáculos à realização de inferências causais sejam altos, os pesquisadores da educação devem se concentrar em abordagens quase experimentais baseadas em comparações entre irmãos, mudanças nas leis estaduais ao longo do tempo ou peculiaridades políticas - como cronogramas de implementação de políticas que variam entre os municípios - que facilitam as oportunidades de pesquisa.



Dado o que é atualmente conhecido, uma abordagem holística que simultaneamente tenta fortalecer as influências domésticas e escolares em comunidades desfavorecidas é merecedora de maior exploração. Diversas iniciativas contemporâneas e passadas apontam para o potencial dessa abordagem abrangente.




Vizinhanças promissoras



O programa “Vizinhanças Promissoras” ("Promise Neighborhoods"), que é financiado por subsídios do Departamento de Educação dos EUA, atende comunidades em dificuldades, oferecendo um serviço contínuo por meio de múltiplas agências governamentais, organizações sem fins lucrativos, igrejas e agências da sociedade civil. Essas iniciativas de bairro usam programas “envolventes” que adotam uma abordagem holística para melhorar o desempenho educacional de estudantes de baixa renda. O modelo para a abordagem é a Harlem Children’s Zone (HCZ), um bairro de 97 quarteirões na cidade de Nova York que combina a escolaridade com um pacote completo de serviços de apoio social, médico e comunitário. Os programas e recursos estão disponíveis para as famílias sem nenhum custo.



Os serviços disponíveis na HCZ incluem um Baby College, onde os futuros pais podem aprender sobre o desenvolvimento infantil e adquirir habilidades parentais; duas escolas charter e um aconselhamento de sucesso universitário, que fornece orientação individualizada a graduados em campi universitários em todo o país; serviços jurídicos gratuitos, preparação de declaração de impostos e aconselhamento financeiro; oficinas de emprego e feiras de emprego; uma instalação de 15000 metros quadrados que oferece aulas de recreação e nutrição; e uma equipe de serviços de alimentação que oferece café da manhã, almoço e lanche todos os dias da escola para mais de 2.000 alunos.



Uma pesquisa de Will Dobbie e Roland Fryer demonstra que o impacto de frequentar uma escola secundária charter na HCZ nos resultados dos testes dos alunos é comparável aos efeitos impressionantes observados em escolas charter de alto desempenho, como o Knowledge Is Power Program (conhecido como escolas KIPP). Alunos que são selecionados por sorteio e frequentam uma escola HCZ também têm taxas de graduação no tempo previsto mais altas no  do que seus colegas e têm menor probabilidade de se tornarem pais adolescentes ou de ir para a prisão. Embora alguns serviços comunitários estejam disponíveis apenas para residentes da HCZ, os resultados mostram que os estudantes que moram fora da HCZ experimentam benefícios semelhantes simplesmente ao participar da Promise Academy. Ou seja, Dobbie e Fryer não encontram benefício adicional associado aos serviços suplementares apenas para residentes que participam das Vizinhanças Promissoras. (Em muitos casos, as pontuações médias das crianças que moram dentro da zona são mais altas do que as dos não residentes, mas essas diferenças não são estatisticamente significativas.)



Há duas ressalvas a serem lembradas em relação a essa descoberta, que apóiam a continuação da experimentação e avaliação das vizinhanças promissoras. Primeiro, muitos dos serviços abrangentes oferecidos na HCZ são fornecidos através da escola e, portanto, estão disponíveis para residentes e não residentes da HCZ. Por exemplo, todos os alunos da Promise Academy recebem refeições gratuitas; serviços médicos, odontológicos e de saúde mental; e cestas de comida para seus pais. Os serviços que os não-residentes não podem acessar são coisas como preparação de impostos e assessoria financeira, aulas para pais por meio da Baby College e feiras de emprego. Pode ser que ambos os grupos de alunos estejam acessando os serviços suplementares mais benéficos.



A segunda ressalva é que a HCZ é um modelo “pipeline” que visa transformar toda uma comunidade, segmentando serviços em vários domínios diferentes. Portanto, talvez tenhamos que esperar até que um grupo de alunos tenha progredido através desse canal antes que possamos ter uma visão completa de como esses serviços abrangentes os beneficiaram. A primeira coorte para concluir todo o programa HCZ deverá se formar no ensino médio em 2020.



A principal desvantagem do modelo de Vizinhanças Promissoras é seu alto custo. Para cobrir as despesas de administrar a Promise Academy Charter School e os programas de pós-escola e atividades suplementares, a HCZ gasta cerca de US $ 19.272 por aluno. Embora esse preço seja cerca de US $ 3.100 superior ao custo médio por aluno no Estado de Nova York, ainda é cerca de US $ 14.000 mais baixo do que o gasto por um distrito no percentil 95 de desempenho. Se pesquisas futuras puderem demonstrar que a HCZ influencia positivamente os resultados a longo prazo, como taxas de graduação, renda e mortalidade, o modelo terá um tremendo potencial que pode justificar seus custos.




Educação Infantil



Programas para a educação infantil podem fornecer uma fonte de enriquecimento para crianças carentes, assegurando-lhes um começo sólido em um mundo onde aqueles com educação inadequada são cada vez mais marginalizados. Os neurocientistas estimam que cerca de 90% do cérebro se desenvolve entre o nascimento e os 5 anos de idade, o que justifica o acesso ampliado a programas para a primeira infância. Enquanto os Estados Unidos gastam abundantemente em crianças de escolas primárias e secundárias (US $ 12.401 por estudante por ano em dólares de 2013–14), os EUA dedicam dramaticamente menos do que outros países ricos a crianças em seus primeiros anos de vida.



Quatro anos antes de James Coleman divulgar seu relatório, um grupo de crianças carentes em situação de risco na Perry Preschool em Ypsilanti, Michigan, foi selecionado aleatoriamente para uma intervenção pré-escolar que consistia em coaching diário com professores altamente treinados e visitas a suas casas. Após apenas um ano, os participantes do grupo de tratamento experimental estavam registrando escores de QI 10 pontos a mais do que seus pares no grupo controle. Os efeitos da pontuação haviam desaparecido aos 10 anos, mas as análises de acompanhamento do grupo de tratamento Perry Preschool revelaram resultados impressionantes de longo prazo que incluíram um aumento significativo na taxa de conclusão do ensino médio e a probabilidade de ganhar pelo menos US $ 20.000 por ano como adultos, bem como uma diminuição de 19% na probabilidade de serem presos cinco ou mais vezes. Experiências pré-escolares similares em pequena escala em Chicago, Nova Iorque e Carolina do Norte mostraram benefícios comparáveis.




Pré-escolares na Harlem Children's Zone



Infelizmente, tentativas de ampliar esses programas se mostraram desafiadoras. Estudos do programa Head Start, por exemplo, revelaram evidências mistas quanto à sua eficácia. Os mipactos modestos observados nas habilidades cognitivas dos alunos diminuem na maioria das vezes até o final do primeiro ano. Tais resultados levaram muitos a questionar se a qualidade pode ser consistentemente mantida quando um programa como o Head Start é implementado amplamente. De fato, pesquisas recentes revelaram diferenças consideráveis ​​na eficácia do Head Start de um local para outro. A variação nos insumos e práticas entre os centros do Head Start explica cerca de um terço dessas diferenças, uma descoberta que pode oferecer pistas sobre os fatores contextuais que influenciam os níveis variados de sucesso do programa.



Embora o desafio do formulador de políticas seja descobrir como expandir o acesso a esses programas enquanto preserva a qualidade, as evidências sugerem que o investimento na educação infantil tem o potencial de abordar de forma significativa as disparidades que surgem da desvantagem familiar.




Escolha da Escola



As escolas públicas tradicionais alocam uma criança em uma determinada escola com base exclusivamente no local de residência da sua família. Como assinalou Coleman, a alocação residencial promove a estratificação entre as escolas segundo o contexto familiar, porque cria incentivos para as famílias com recursos se mudarem para os “bons” distritos escolares. Sob este sistema, as escolas não podem servir como motores da igualdade de oportunidades de nossa sociedade. Em vez disso, a alocação residencial muitas vezes replica dentro do sistema escolar as mesmas vantagens e desvantagens familiares que existem na comunidade.



A política social mais promissora para combater os efeitos do contexto familiar poderia, então, ser a expansão de programas que permitissem às famílias escolher as escolas sem levar em consideração sua vizinhança. Uma análise de mais de 100 escolas pequenas de escolha na cidade de Nova York entre 2002 e 2008 revelou um aumento de 9,5% na taxa de graduação de um grupo de estudantes em desvantagem educacional e econômica, sem nenhum custo extra para a cidade. Resultados positivos também foram observados com relação aos resultados de testes de estudantes para escolas charter em Nova York, Boston, Los Angeles e Nova Orleans.



Pequenas escolas de escolha também poderiam construir o capital social que Coleman considerava crucial para o sucesso do aluno. Primeiro, as escolas pequenas estão bem posicionadas para construir um forte senso de comunidade por meio do desenvolvimento de relacionamentos robustos de aluno-professor, pai-professor e aluno-aluno. Ajudar os alunos a cultivar redes densas de relacionamentos sociais os prepara melhor para lidar com os desafios da vida e é particularmente vital, dada a desintegração de muitas estruturas sociais atuais. Embora as escolas possam não ser capazes de compensar completamente os efeitos disruptivos de uma família disfuncional ou instável, uma cultura escolar robusta pode transformar a “ecologia social” de uma criança desfavorecida.



Uma pequena escola de escolha também engendra uma comunidade voluntária que se reúne sobre fortes laços e valores compartilhados. Tipicamente, as escolas de escolha apresentam uma missão claramente definida e um conjunto de valores fundamentais, que podem derivar de tradições e crenças religiosas. As escolas da Academia Notre Dame da ACE, por exemplo, lutam pelos objetivos combinados de preparar os estudantes para a faculdade e para o céu. Definindo explicitamente sua missão, as escolas podem apelar para as famílias que compartilham seus valores e estão ansiosas para contribuir para o crescimento da comunidade. Uma missão focada também ajuda os administradores escolares a atrair professores que pensam da mesma maneira e, assim, promove a colegialidade dos funcionários. Um corpo docente caloroso e coeso pode ser particularmente benéfico para crianças de lares instáveis, cujos pais não podem expressar regularmente proximidade emocional ou que não conseguem se comunicar de forma eficaz. A exposição a modelos adultos bem-sucedidos na escola pode compensar esses déficits, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento emocional positivo.



Implicações para Políticas Públicas



Determinar as relações causais entre o contexto familiar e o bem-estar infantil tem sido um desafio assustador. As características familiares são muitas vezes estreitamente correlacionadas com características do ambiente da vizinhança, dificultando a determinação das influências independentes de cada um. Mas obter uma sólida compreensão da causalidade é fundamental para o debate sobre se deve intervir dentro ou fora da escola.



Os resultados da pesquisa quase experimental, assim como o senso comum, nos dizem que as crianças que crescem em famílias estáveis e com bons recursos têm vantagens significativas sobre seus pares que não têm - incluindo o acesso a melhores escolas e outros serviços educacionais. As políticas que colocam as escolas no centro do palco têm o potencial de interromper o ciclo de desvantagem econômica para garantir que as crianças nascidas na pobreza não sejam excluídas do sonho americano.








In opening our eyes to the role of family background in the creation of inequality, Coleman wasn’t suggesting that we shrug our shoulders and learn to live with it. But in attacking the achievement gap, as his research would imply, we need to mobilize not only our schools but also other institutions. Promise Neighborhoods offer cradle-to-career supports to help children successfully navigate the challenges of growing up. Early childhood programs provide intervention at a critical time, when children’s brains take huge leaps in development. Finally, small schools of choice can help to build a strong sense of community, which could particularly benefit inner-city neighborhoods where traditional institutions have been disintegrating.

Schools alone can’t level the vast inequalities that students bring to the schoolhouse door, but a combination of school programs, social services, community organizations, and civil society could make a major difference. Ensuring that all kids, regardless of family background, have a decent chance of doing better than their parents is an important societal and policy goal. Innovative approaches such as those outlined here could help us achieve it.


Ao abrir nossos olhos para o papel de origem familiar na criação da desigualdade, Coleman não estava sugerindo que encolhêssemos os ombros e aprendêssemos a conviver com isso. Mas, ao atacar o hiato de desempenho, como sua pesquisa implicaria, precisamos mobilizar não apenas nossas escolas, mas também outras instituições. As Vizinhançs Promissoras oferecem suporte de apoio à carreira para ajudar as crianças a enfrentar com sucesso os desafios do crescimento. Os programas para a primeira infância proporcionam intervenção em um momento crítico, quando os cérebros das crianças dão grandes saltos no desenvolvimento. Finalmente, pequenas escolas de escolha podem ajudar a construir um forte senso de comunidade, o que poderia particularmente beneficiar os bairros das cidades onde as instituições tradicionais estão se desintegrando.



Sozinhas as escolas não conseguem nivelar as imensas desigualdades que os estudantes trazem para a sua porta, mas uma combinação de programas escolares, serviços sociais, organizações comunitárias e sociedade civil poderia fazer uma grande diferença. Garantir que todas as crianças, independentemente do histórico familiar, tenham uma boa chance de fazer melhor do que seus pais é um importante objetivo social e político. Abordagens inovadoras como as descritas aqui podem nos ajudar a alcançá-la.



Anna J. Egalité é professora assistente no Department of Educational Leadership, Policy, and Human Development no College of Education, North Carolina State University.












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