Tuesday, May 29, 2018

HABILIDADES MATEMÁTICAS E CONTROLE DAS FINANÇAS PESSOAIS

Em 2007/2008 aconteceu nos Estados Unidos a famosa crise das hipotecas. Da qual nós ainda não nos recuperamos integralmente. Ou à qual foram se somando outras.

O pessoal estava fazendo uma verdadeira farra com as hipotecas nos EUA. A pessoa pegava um empréstimo para comprar a casa própria e, lá pelas tantas, tornava-se inadimplente. O que muita gente fez então fez pegar outra hipoteca para pagar a primeira. E pegar uma terceira para pagar a segunda etc. Uma coisa verdadeiramente inacreditável o que essa turma. Com a crise, os preços dos imóveis despencaram e, para muitas pessoas, só restaram dívidas sobre dívidas.

Muitas razões contribuíram para que isso acontecesse: as maldades intrínsecas ao capitalismo, a cobiça, a falta de regulação das instituições financeiras, a cultura do consumismo/hedonismo/narcisismo etc. etc. Um artigo de Gerardi e cols. (2013) acrescentou um fator predisponente adicional a essa longa lista de mazelas que levaram à crise de subprime.

O estudo de Gerari e cols. (2013) analisou mais de 70000 contratos de hipoteca nos EUA nos dois anos anteriores à crise. Foi então recrutada uma amostra de 339 indivíduos que se submeteram a uma avaliação das suas habilidades de cálculo aritmético.

Os resultados são incríveis. Houve uma associação negativa entre o nível de habilidade aritmética e a freqüência de inadimplência e falência (Figura 1).


Figura 1 - Resultados do estudo de Gerardi e cols. (2013) mostrando uma associação negativa entre habilidades aritméticas e níveis de inadimplência (A) e falência (B) na crise das hipotecas em 2007/2008 nos EUA.

Nós vivemos na sociedade do conhecimento. O desempenho cognitivo da população é um dos principais ativos econômicos no mundo atual (Beddington et al., 2008). As habilidades matemáticas são especialmente importantes. O baixo letramento numérico é muito mais nocivo à empregabilidade, renda e saúde mental do que o baixo letramento alfabetoico (Parsons & Bynner, 2005). Agora descobrimos que as dificuldades aritméticas podem ser arroladas entre os fatores de risco para os problemas com o manejo das finanças pessoais. Ajudando a reconhecer a  intervir precocemente nos casos de dificuldades de aprendizagem da aritmética a neuropsicologia pode desempenhar um importante papel social.

REFERÊNCIAS

Beddington, J., Cooper, C. L., Field, J., Goswami, U., Huppert, F. A., Jenkins, R., Jones, H. S., Kirkwood, T. B., Sahakian, B. J., e Thomas, S. M. (2008). The mental wealth of nations. Nature, 455, 1057-1060.

Gerardi, K., Goette, L., e Meier, S. (2013). Numerical abili- ty predicts mortgage default. Proceedings of the National Academy of Sciences, 110(28), 11267-11271. doi: 10.1073/pnas.1220568110 


Parsons, S., e Bynner, J. (2005). Does Numeracy Matter More? London: University of London, Institute of Education National Research and Development Centre for Adult Literacy and Numeracy.







No comments:

Post a Comment