Thursday, March 29, 2018

DISCALCULIA 2018: Curso de Férias





COGNIÇÃO NUMÉRICA

Haase, V. G. (2017). As origens das habilidades numéricas.


Haase, V. G., Wood, G. M. O. e Willmes, K. (2010). Matemática. In L. F. Malloy-Diniz, D. Fuentes, P. Mattos & N. Abreu (Orgs.) Avaliação neuropsicológica (pp. 123-132). Porto Alegre: ARTMED.


ACALCULIA

Haase, V. G. (2006). Síndrome de Gerstmann.



CONTAGEM NOS DEDOS


Costa, A. J., Lopes-Silva, J. G., Pinheiro-Chagas, P., Krinzinger, H., Lonnemann, J., Willmes, K., Wood, G. e Haase. V. G. (2011). A hand full of numbers: a role for offloading in arithmetics learning. Frontiers in Psychology, 2, 368 (doi: 10.3389/fpsyg.2011.00368).

Haase, V. G. (2006). Síndrome de Gerstmann.




TRANSCODIFICAÇÃO NUMÉRICA



Moura, R., Lopes-Silva, J. B., Vieira, L. R., Paiva, G. M., Prado, A. C. A., Wood, G., e Haase, V. G. (2015). From "five" to 5 in 5 minutes: Arabic number transcoding as a short, specific, and sensitive screening tool for mathematics learning difficulties. Archives of Clinical Neuropsychology, 30, 88-98.

Moura, R. J., Wood, G., Pinheiro-Chagas, P., Lonnemann, J., Krinzinger, H., Willmes, K. e Haase, V. G. (2013). Transcoding abilities in typical and atypical mathematics achievers: the role of working memory, procedural and lexical competencies. Journal of  Experimental Child Psychology, 116, 707-727.



FATOS ARITMÉTICOS

Haase, V. G. (2018). Quais são as áreas corticais envolvidas com a subtração e multiplicação?

Haase, V. G. (2017). A Borralheira da educação: A tabuada e o conhecimento decorado.




DEFINIÇÃO

Haase, V. G. (2018). Existe discalculia?
Haase, V. G., Júlio-Costa, A., e Santos, F. H. (2015). Discalculia do desenvolvimento. In F. H. dos Santos, V. M. Andrade e O. F. A. Buento (eds.) Neuropsicologia hoje (2a. ed., pp. 160-168). Porto Alegre ARTMED.

Haase, V. G., e  Santos, F. H. (2014). Transtornos específicos de aprendizagem: dislexia e discalculia. In D. Fuentes, L. F. Malloy-Diniz, C. H. P. de Camargo, e R. Cosenza (eds.) Neuropsicologia. Teoria e prática (pp. 139-153). Porto Alegre: ARTMED.


PREVALÊNCIA E COMORBIDADES

Haase, V. G. (2018). Qual é a prevalência da discalculia no Brasil?

Haase, V. G. (2018). Por que a prevalência da discalculia é problemática?



DISLEXIA

Haase, V. G. (2017) Por que as dificuldades de aprendizagem da leitura e da matemática andam juntas?


TDAH



TRANSTORNO NÃO-VERBAL DE APRENDIZAGEM


Salvador, L. S., Antunes, A. M.,., Starling-Alves, I., Martins, G.A., Paiva, G. M., Prado, A.C.A., Almeida, F. N., Barbosa, D. C. B. P., Pêsso, M. G., e  Haase, V. G. (2013). O status nosológico do transtorno não-verbal de aprendizagem e suas conexões com os transtornos do espectro do autismo. In W. Camargos Jr. (Ed.). Síndrome de Asperger e outros transtornos do espectro do autismo de alto funcionamento: da avaliação ao tratamento (pp. 249-263). Belo Horizonte: Artesã (ISBN 978-85-8800-932-5).


ANSIEDADE MATEMÁTICA


Wood, G., Pinheiro-Chagas, P., Júlio-Costa, A., Micheli, A. R., Krinzinger, H., Kaufmann, L., Willmes, K. and Haase, V. G. (2012). Math Anxiety Questionnaire: similar latent structure in Brazilian and German school children. Child Development Research, Article ID 610192, doi:10.1155/2012/610192 (http://www.hindawi.com/journals/cdr/2012/610192/).

Haase, V. G., Júlio-Costa, A., Pinheiro-Chagas, P., Oliveira, L. F. S., Micheli, L. R. and Wood, G. (2012). Math self-assessement, but not negative feelings, predicts mathematics performance of elementary school children. Child Development Research, Article ID 982672, 10 pages, doi:10.1155/2012/982672 (http://www.hindawi.com/journals/cdr/2012/982672/).


Haase, V. G., Lopes-Silva, J. B., Starling-Alves, I., Antunes, A. M., Júlio-Costa, A., Oliveira, L. F. S., Pinheiro-Chagas, P., Moura, R. J. e Wood, G. (2013). Com quantos bytes se reduz a ansiedade matemática? A inclusão digital como uma possível ferramenta na promoção do capital mental. In L. E. L. R. do Valle, M. J. V. M. de Mattos & J. W. da Costa (Eds). Educação digital. A tecnologia a favor da inclusão (pp. 188-202). Porto Alegre: ARTMED.


DIAGNÓSTICO



DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL



ETIOLOGIA E FATORES DE RISCO

Haase, V. G. (2017). Os transtornos de aprendizagem se associam a causas genéticas e ambientais específicas?


Carvalho, M. R. S., Vianna, G., Oliveira, L. F. S., Júlio-Costa, A., Pinheiro-Chagas, P., Sturzenecker, R., Zen, P. R. G., Rosa, R. F. M., de Aguar, M. J. B., and Haase, V. G. (2014). Are 22q11.2 distal deletions associated with math difficulties? American Journal of Medical Genetics, Part A, DOI 10.1002/ajmg.a.36649.

Oliveira, L. F. S., Vianna, G. S., Di Ninno, C. Q. M. S., Giacheti, C. M., Carvalho, M. R. S., Wood, G., Pinheiro-Chagas, P., and Haase, V. G. (2014). Impaired acuity of the approximate number system in 22q11.2 microdeletion syndrome. Psychology and Neuroscience, 7, 151-158 (DOI: 10.3922/j.psns.2014.02.04 ).

Júlio-Costa, A., Antunes, A. M., Lopes-Silva, J. B., Moreira, B. C., Vianna, G. S., Wood, G., Carvalho, M. R. S., & Haase, V. G. (2013). Count on dopamine: influences of COMT polymorphisms on numerical cognition. Frontiers in Psychology, 4, 531  (doi: 10.3389/fpsyg.2013.00531). 




SÍNDROME DE TURNER

Antunes, A. M., Júlio-Costa, A., Starling-Alves, I., Paiva, G. M. e Haase, V. G. (2013). Reabilitação neuropsicológica do transtorno de aprendizagem da matemática na síndrome de Turner: um estudo de caso. Neuropsicologia Latinoamericana, 5, 66-75 (ISSN 2075-9479).



SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN


Salvador, L. S. Almeida, F. N., Júlio-Costa, A., Carvalho, M. R. S., e Haase, V. G. (2013). Investigação dos domínios cognitivos de pacientes com síndrome de Williams usando as Escalas Wechsler. Psicologia em Pesquisa, 7, 200-207.

SÍNDROME DE MICRODELEÇÃO DO 22q11.2 (SÍNDROME VELOCARDIOFACIAL)

Oliveira, L. F. S., Vianna, G. S., Di Ninno, C. Q. M. S., Giacheti, C. M., Carvalho, M. R. S., Wood, G., Pinheiro-Chagas, P., andHaase, V. G. (2014). Impaired acuity of the approximate number system in 22q11.2 microdeletion syndrome. Psychology and Neuroscience, 7, 151-158 (DOI: 10.3922/j.psns.2014.02.04 ).





Haase, V. G., Júlio-Costa, A., Lopes-Silva, J. B., Starling-Alves, I., Antunes, A. M., Pinheiro-chagas, P. & Wood, G. (2014). Contributions from specific and general factors to unique deficits: two cases of mathematics learning difficulties. Frontiers in Psychology, 5, 102 (doi: 10.3389/fpsyg.2014.00102).

Haase, V. G., Júlio-Costa, A., Antunes, A. M., Alves, I. S. (2012). Heterogeneidade cognitiva nas dificuldades de aprendizagem da matemática: uma revisão bibliográfica. Psicologia em Pesquisa (UFJF), 6, 139-150.



SENSO NUMÉRICO

Haase, V. G. (2018). A modulação do senso numérico melhora a aritmética simbólica?

Haase, V. G. (2018). Senso numérico ou controle inibitório?

Júlio-Costa, A., Starling-Alves, I., Lopes-Silva, J. B., & Wood, G., and Haase, V. G. (2015). Stable measures of number sense accuracy in math learning disability: Is it time to proceed from basic science to clinical application?. PsyCh Journal, doi: 10.1002/pchj.114.


Pinheiro-Chagas, P., Wood, G., Knops, A., Krinzinger, H. Lonnemann, J., Starling-Alves, I., Willmes, K. and Haase, V. G. (2014). In how many ways is the approximate number system associated with exact calculation? PLOS One, 9, e111155. (doi:10.1371/journal.pone.0111155).

Ferreira, F. O., Wood, G., Pinheiro-Chagas, P., Lonnemann, J., Krinzinger, H., Willmes, K. & Haase, V. G. (2012a). Explaining school mathematics performance from symbolic and nonsymbolic magnitude processing: similiariteis and differences between typical and low-achieving children. Psychology and Neuiroscience, 5, 37-46 (DOI: 10.3922/j.psns.2012.1.06).



PROCESSAMENTO FONOLÓGICO

Lopes-Silva, J. B., Moura, R. J, Wood, G., and Haase, V. G. (2015). Processamento fonológico e desempenho em aritmética: uma revisão da relevância para as dificuldades de aprendizagem. Temas em Psicologia, 23, 157-173.

Lopes-Silva, J. B., Moura, R., Júlio-Costa, A., Wood, G., Salles, J. F., and Haase, V. G. (2016). What is specific and what is shared between numbers and words? Frontiers in Psychology, 7, 22 (DOI: 10.3389/fpsyg.2016.00022).


Lopes-Silva, J. B., Moura, R., Júlio-Costa, A., Haase, V. G., and Wood, G. (2014). Phonemic awareness as a pathway to number transcoding. Frontiers in Psychology,  5, 13 ( doi: 10.3389/fpsyg.2014.00013).



MEMÓRIA DE TRABALHO E FUNCIONAMENTO EXECUTIVO
Costa, A. J., Lopes-Silva, J. G., Pinheiro-Chagas, P., Krinzinger, H., Lonnemann, J., Willmes, K., Wood, G. and Haase. V. G. (2011). A hand full of numbers: a role for offloading in arithmetics learning. Frontiers in Psychology, 2, 368 (doi: 10.3389/fpsyg.2011.00368).



EXAME NEUROPSICOLÓGICO

Haase, V. G., Wood, G. M. O. & Willmes, K. (2010). Matemática. In L. F. Malloy-Diniz, D. Fuentes, P. Mattos & N. Abreu (Orgs.) Avaliação neuropsicológica (pp. 123-132). Porto Alegre: ARTMED.

Moura, R., Lopes-Silva, J. B., Vieira, L. R., Paiva, G. M., Prado, A. C. A., Wood, G., and Haase, V. G. (2015). From "five" to 5 in 5 minutes: Arabic number transcoding as a short, specific, and sensitive screening tool for mathematics learning difficulties. Archives of Clinical Neuropsychology, 30, 88-98.
Pinheiro-Chagas, P., Wood, G., Knops, A., Krinzinger, H. Lonnemann, J., Starling-Alves, I., Willmes, K. and Haase, V. G. (2014). In how many ways is the approximate number system associated with exact calculation? PLOS One, 9, e111155. (doi:10.1371/journal.pone.0111155).


Ferreira, F. O., Costa, D. S., Micheli, L. R., Pinheiro-Chagas, P. and Haase, V. G. (2012b). School Achievement Test: Normative data for a representative sample of elementary school children. Psychology and Neuroscience, 5, 157-164.

Costa, A. J., Lopes-Silva, J. G., Pinheiro-Chagas, P., Krinzinger, H., Lonnemann, J., Willmes, K., Wood, G. and Haase. V. G. (2011). A hand full of numbers: a role for offloading in arithmetics learning. Frontiers in Psychology, 2, 368 (doi: 10.3389/fpsyg.2011.00368).




ESTABILIDADE DO DIAGNÓSTICO

Haase, V. G. (2018). Existe discalculia?




IMPACTO PSICOSSOCIAL
DIAGNÓSTICO PRECOCE E PREVENÇÃO


TRATAMENTO

Haase, V. G. (2018). A modulação do senso numérico melhora a aritmética simbólica?

Gomides, M. R. A., Martins, G. A., Haase, V. G. e Júlio-Costa, A. (2014). Utilização de Técnicas de Manejo Comportamental e Neuropsicológicas para Intervenção dos Transtornos de Aprendizagem. Interação em Psicologia, 18, 277-285.

Antunes, A. M., Júlio-Costa, A., Starling-Alves, I., Paiva, G. M. e Haase, V. G. (2013). Reabilitação neuropsicológica do transtorno de aprendizagem da matemática na síndrome de Turner: um estudo de caso. Neuropsicologia Latinoamericana, 5, 66-75 (ISSN 2075-9479).

Rourke, B. P. (2006). Educação de crianças com transtorno não-verbal de aprendizagem (TNVA)



EDUCAÇÃO

Haase, V. G. (2016). Como as crianças aprendem aritmética.


Haase, V. G., Ferreira, F. O., Moura, R. J., Pinheiro-Chagas, P. and Wood, G. (2012). Cognitive neuroscience and math education: teaching what kids don't learn by themselves. International Journal for Studies in Mathematics Education, 5, 2 



PERSONALIDADES E OS NÚMEROS

Haase, V. G. (2015). Érico Veríssimo e os números.













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