Monday, February 25, 2019

LEITURAS SOBRE EDUCAÇÃO

IMPACTO PSICOSSOCIAL DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Haase, V. G. (2018). O que fazer quando os meninos com dislexia chutam o balde? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2018). O que acontece com as crianças com dislexia ao chegarem à idade adulta? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2018). Habilidades matemáticas e controle das finanças pessoais. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Dificuldades de aprendizagem não reconhecidas podem desmotivar os alunos? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.



ATIVISMO, CORREÇÃO POLÍTICA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Haase, V. G. (2017). Ativismo político na universidade. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Eia, H. (2010). Brain washing (série de videos).



FILOSOFIA EDUCACIONAL

Joseph, B. (2019). Overcoming the odds: a study of Australia's top-performing disadvantaged schools.  Sydney: The Centre for Independent Studies.

Haase, V. G. (2019). Educação informada por evidências? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2019). A neuropsicologia contribui para a educação? Conhecimento, instrução, autoridade e RTI. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.


Haase, V. G. (2018). Santíssima Trindade da educação. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Aprender brincando? A educação pela pedra. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). Conhecimento, pensamento crítico ou ambos? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). O que funciona: o construtivismo ou a instrução explícita? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). Por que reinventar a roda? A importância do conhecimento factual na apredizagem. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). As mazelas do construtivismo. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). A hidra construtivista. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. e Júlio-Costa, A. (2015). Ciência cognitiva e educação. Associação Brasileira do Déficit de Atenção.

Haase, V. G., Júlio-Costa, A. e Lopes-Silva, J. B. (2015). Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolar. Psicologia em Pesquisa, UFJF, 9, 62-71.



EVIDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO

Joseph, B. (2019). Overcoming the odds: a study of Australia's top-performing disadvantaged schools.  Sydney: The Centre for Independent Studies.

Haase, V. G. (2019). Educação informada por evidências? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.


Haase, V. G. (2016). O que funciona: o construtivismo ou a instrução explícita? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). Por que reinventar a roda? A importância do conhecimento factual na apredizagem. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.



EVOLUÇÃO E EDUCAÇÃO

Haase, V. G. (2018). A pedagogia é um instinto? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Evolução e inteligência: a hipótese da supremacia ecológica. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Pedagogia evolucionista. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G., Júlio-Costa, A. e Lopes-Silva, J. B. (2015). Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolar. Psicologia em Pesquisa, UFJF, 9, 62-71.



CULTURA E DESEMPENHO ESCOLAR

Haase, V. G. (2018). Como o indivíduo e a cultura influenciam o desempenho escolar? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2015). As agruras de aprender são agravadas pela falta de oportunidade. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.


Haase, V. G. (2011). Diagnóstico CID-10 Z59.5 Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.



FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR

Egalité, A. J. (2016). Estrutura familiar e desempenho escolar. EducationNext, 16, 70-76.


Haase, V. G. (2016). Por que a "Lei da Palmada" é uma idiotice? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.





DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E DESEMPENHO ESCOLAR

Haase, V. G. (2019). Como a neuropsicologia pode contribuir para a educação no Brasil? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2018). Como o indivíduo e a cultura influenciam o desempenho escolar? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2018). Inteligência, escolarização formal e transtornos de aprendizagem. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.



INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM ESCOLAR

Haase, V. G. (2018). Inteligência, escolarização formal e transtornos de aprendizagem. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.




GENÉTICA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Haase, V. G. (2017). A dislexia é uma ciliopatia? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano

Haase, V. G. (2017). Os transtornos de aprendizagem se associam a causas genéticas e ambientais específicas? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano

Haase, V. G. (2017). Como os genes influenciam a aprendizagem da lectoescrita e da matemática. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). O que são endofenótipos e qual sua relevância para a dislexia? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Genética molecular da dislexia do desenvolvimento. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Por que estudar a genética da dislexia no Brasil? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Herdabilidade da dislexia em São Paulo vs. Helsinque. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.




COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM

Haase, V. G. (2018). A borralheira das dificuldades de aprendizagem e o borralho do mundo. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). A borrralheira da educação e o conhecimento decorado. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). Como as crianças aprendem na escola? Contribuições das ciências cognitivas e comportamentais. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). O que funciona: o construtivismo ou a instrução explícita? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Dehaene, S. (2015). Cognitive foundations of learning. Video-curso.

Haase, V. G. (2016). Por que reinventar a roda? A importância do conhecimento factual na apredizagem. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). A hidra construtivista. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. e Júlio-Costa, A. (2015). Ciência cognitiva e educação. Associação Brasileira do Déficit de Atenção.

Haase, V. G., Júlio-Costa, A. e Lopes-Silva, J. B. (2015). Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolar. Psicologia em Pesquisa, UFJF, 9, 62-71.



MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM

Haase, V. G. (2017), Tédio na escola. Neuropsicologia e  Desenvolvimento Humano.


Haase, V. G. (2017). Quatro motivos para odiar a escola. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.





DISCIPLINA E APRENDIZAGEM

Joseph, B. (2019). Overcoming the odds: a study of Australia's top-performing disadvantaged schools.  Sydney: The Centre for Independent Studies.

Haase, V. G. (2017). Quatro motivos para odiar a escola. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). Por que a "Lei da Palmada" é uma idiotice. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.





ALFABETIZAÇÃO

Haase, V. G. (2017). Como o cérebro aprende a ler as palavras? Neuropsicologia e  Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Alfabetização pelo método de viração própria. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Analfabetismo funcional no Brasil. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Teoria simples da leitura. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase. V. G. (2016). Como as crianças aprendem a ler as palavras e os números? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.




COMPREENSÃO LEITORA

Haase, V. G. (2016). Como se desenvolve a compreensão leitora? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.




ARITMETICA


Haase, V. G. (2017). A borrralheira da educação e o conhecimento decorado. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). Como as crianças aprendem aritmética? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase. V. G. (2016). Como as crianças aprendem a ler as palavras e os números? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.



NEUROPSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Haase, V. G. (2019). A neuropsicologia contribui para a educação? Conhecimento, instrução, autoridade e RTI. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2019). Como a neuropsicologia pode contribuir para a educação no Brasil? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G.. (2017). As crianças com dificuldades de aprendizagem necessitam fazer uma avaliação neuropsicológica? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). Neurociência educacional ou neuropsicologia escolar? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2016). Por que as crianças não aprendem na escola? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G., Oliveira, L. F. S., Pinheiro, M. I. S., Andrade, P. M. O., Ferreira, F. O., de Reitas, P. M., Jaeger, A., e Teodoro, M. L. M. (2016). Como a neuropsicologia pode contribuir para a eeucação de pessoas com deficiência intelectual e;ou autismo? Pedagogia em Ação, 8, 209-230.





INCLUSÃO

Haase, V. G. (2019). Transtorno não-verbal de aprendizagem. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.


Haase, V. G. (2018). Ex-clusão em classe regular: exemplo de uma política sem fundamentação em evidências. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Nem a Super-Teacher dá conta. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G. (2017). Por que se importar com as doenças raras? Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.

Haase, V. G., Oliveira, L. F. S., Pinheiro, M. I. S., Andrade, P. M. O., Ferreira, F. O., de Reitas, P. M., Jaeger, A., e Teodoro, M. L. M. (2016). Como a neuropsicologia pode contribuir para a eeucação de pessoas com deficiência intelectual e;ou autismo? Pedagogia em Ação, 8, 209-230.

Rourke, B. P. (1989). Educação de crianças com transtorno não-verbal de aprendizagem. Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano.


No comments:

Post a Comment